Eleição

Manhã de votação para conselheiros tutelares é tranquila em BH

De acordo com a prefeitura, cerca de seis mil votos já foram registrados em pouco mais de uma hora de seções abertas

Por Ana Clara Moreira
Publicado em 03 de dezembro de 2023 | 10:02
 
 
Para votar é necessário apresentar comprovante de residência e documento oficial Foto: Ana Clara Moreira/ O TEMPO

Cerca de seis mil votos foram registrados para a escolha dos conselheiros tutelares, segundo informações preliminares da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

As seções foram abertas às 8h, e ao contrário da primeira votação, em outubro, transcorre sem dificuldades. O resultado do primeiro pleito foi cancelado pela PBH por recomendação da Defensoria Pública de Minas Gerais, após inconsistências na auditoria.

Naquela ocasião, as escolhas começaram a ser registradas em um sistema digital, que apresentou diversos problemas e precisou ser substituído por cédulas de papel, armazenadas em caixas de papelão lacradas com fita adesiva.

Desta vez, para evitar intercorrências, a PBH adotou o sistema de votação em papel desde o início. O lacre das urnas foi feito publicamente, com checagem de representantes de todas as regionais da cidade.

Manhã de votação para escolha dos conselheiros tutelares ocorre sem intercorrências na manhã deste domingo (3) em Belo Horizonte. O registro é da Escola Municipal Monsenhor Arthur de Oliveira, no bairro Caiçaras, região Noroeste de BH. A votação segue até às 17h em todas as… pic.twitter.com/Gxmq2cIbgt

— O Tempo (@otempo) December 3, 2023

Além disso, há mais postos de votação e fiscais acompanhando o processo.

A votação segue até às 17h, e para votar é necessário apresentar comprovante de residência e documento oficial. Todos os detalhes e a relação completa com os locais de votação estão disponíveis aqui.