Bicicletada

Massa crítica reúne cerca de 400 ciclistas na praça da Estação

Além do passeio, os integrantes promoveram debates e, empolgados, reforçaram o desejo de discutir sobre o espaço da bicicleta em Belo Horizonte e a possibilidade de ser ter mais ciclovias na cidade

Por João Paulo Costa e Giselle Ferreira
Publicado em 30 de janeiro de 2015 | 20:08
 
 
Evento reuniu cerca de 400 ciclistas na praça da Estação, em BH FOTO: DOUGLAS MAGNO / O TEMPO

Movimento que prega o respeito a quem usa veículos não motorizados e o compartilhamento da paz nas vias, o Coletivo Massa Crítica de Belo Horizonte – organização horizontal e colaborativa que sai pela cidade sempre na última sexta-feira do mês –, reuniu, nesta sexta-feira (30) a praça da Estação cerca de 400 ciclistas.

Além do passeio, os integrantes promoveram debates e, empolgados, reforçaram o desejo de discutir sobre o espaço da bicicleta em Belo Horizonte e a possibilidade de ser ter mais ciclovias na cidade. Além disso, os participantes da marcha colocaram cartazes nas bicicletas questionando o aumento da tarifa de ônibus na capital.

O fotógrafo Mauro Figa, 30, disse ser muito importante a iniciativa "É um ato político para conscientizar ciclistas, pedestre e poder público", disse. Já a editora Maíra Nassif, 29, pegou uma bicicleta que estava parada em sua casa há dez anos e participou do ato. "É minha primeira marcha. Perdi o medo de andar de bike em BH graças a esses grupos preocupados com uma melhor mobilidade por aqui. Eles nos dão suporte e nos estimulam", conta.