Minas Gerais recebe nesta quarta-feira (15) uma remessa com 112.320 doses de vacinas Pfizer. A previsão é de que os imunizantes sejam utilizados para aplicar a terceira dose, ou dose de reforço, nos idosos com mais de 70 anos, além de avançar na imunização dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos.
Os dois grupos, conforme o Ministério da Saúde, devem receber a vacina da Pfizer. No caso dos idosos, a recomendação é revacinar todos que completaram o ciclo vacinal há 6 meses. Nesta terça-feira (14), o secretário de saúde estadual Fábio Baccheretti informou que os moradores com mais de 70 anos, mesmo imunizados, voltaram a ser as principais vítimas do novo coronavírus no território mineiro.
O gestor informou que, atualmente, a prioridade do governo é aplicar a terceira dose e reforçar a proteção deste público. Além disso, o Estado explicou que após a conclusão da aplicação das vacinas contra a Covid-19 nos moradores adultos - com qualquer marca de imunizante -, e a revacinação dos idosos com a Pfizer, os adolescentes começam a ser contemplados. Mas, por enquanto, a aplicação está autorizada somente com a Pfizer.
Em Belo Horizonte, a prefeitura vacinou pouco mais de 5 mil adolescentes com comorbidades, mas os jovens que não possuem doenças preexistentes ainda não foram convocados.
A nova remessa de imunizantes da Pfizer está prevista para desembarcar no Aeroporto de BH, em Confins, por volta das 12h35. De lá, será encaminhado para a Rede de Frios da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e posteriormente distribuído para os 853 municípios mineiros.