Cerca de 1.000 cruzes foram afixadas na escadaria da igreja São Gonçalo no centro de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (14), em protesto ao aumento de mortes pelo coronavírus cidade.
A manifestação é realizada pela Ação da Mulher Trabalhista, Coletivo Geração GK, Núcleo de Incentivo a Cidadania (NIC), Sociedade Mineira Mulheres, Sociedade de Utilidade Publica do Bairro Nacional e Rádio Legalidade. O objetivo da ação, segundo as entidades, é chamar a atenção da sociedade para a prevenção dos casos de Covid.
"A importância deste ano é para chamar a atenção tanto do poder público quanto da sociedade civil para os impactos causados pela pandemia, que nada mas é quase 500 mil vidas ceifadas em um período de um ano e meio. Se pararmos para contabilizar é quase uma cidade de Contagem que foi banida. O que queremos é vacina para todos. Estamos lutando em prol dessa causa. É um ato político de reivindicação de vacina para todos e o descontentamento com tantas vidas que se foram. A cidade de Contagem está em luto por essas vidas que se foram", relata a presidente do NIC, Denísia Araújo
As cruzes representam as 1.582 mortes na cidade. Contagem é a quarta cidade de Minas com mais óbitos, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, Uberlândia, no Triângulo Mineiro e Juiz de Fora, na Zona da Mata.