Milhares de católicos celebram Dia de São Judas Tadeu em BH

Devotos lotaram o Santuário Arquidiocesano são Judas Tadeu, no bairro da Graça

Por Gustavo Rocha e Thiago Prata
Publicado em 28 de outubro de 2018 | 18:37
 
 
Fieis lotam santuário em BH para celebrar o Dia de São Judas Tadeu Foto: Mariela Guimarães

Milhares de fiéis lotaram neste domingo o Santuário Arquidiocesano são Judas Tadeu, no bairro da Graça, na região Nordeste de Belo Horizonte, para celebrar o dia do padroeiro das causas impossíveis. Da madrugada até meia-noite, o local sediaria 11 missas, uma delas conduzida pelo arcebispo metropolitano da capital mineira, dom Walmor Oliveira de Azevedo, no período da manhã. A estimativa era de que cerca de 100 mil devotos passariam pelo lugar até o fim das comemorações.

Em meio ao mar de preces e agradecimentos instaurado na igreja, dom Walmor saudou o novo reitor do santuário, o padre Nivaldo Ferreira, há um mês no cargo. “É sempre uma alegria celebrar o dia de são Judas Tadeu e levar adiante nosso santuário com a colaboração de padres, voluntários, colaboradores e, sobretudo, a generosidade de todos os devotos e devotas”, destacou dom Walmor.

Por sua vez, o padre enfatizou a importância da festa, que também contou com barraquinhas ao redor do santuário. “O dia se torna muito importante ainda por ser num domingo, que exerce uma influência na vida do católico e é o principal dia de o fiel adentrar a igreja”, ressaltou.

. Cada pessoa tem seu próprio ritual de celebração, como Débora Márcia, 25, que utilizava, da cabeça aos pés, uma vestimenta e acessórios alusivos à figura do santo. “Minha fé está cima de todas as coisas. Há dois anos que venho alcançando graças. Me emociono só de falar a respeito”, disse ela.

Quem também alcançou uma glória foi Joyce Dias, 66. “Aos 58 anos, passei num concurso público. Eu vinha todos os dias 28 do ano, mas, por conta do trabalho, passei a vir somente no 28 de outubro”, afirmou.

Política. A juventude marcou presença na tradicional festa de são Judas Tadeu no bairro da Glória, no mesmo dia do segundo turno das Eleições 2018. “Uma alegria muito grande em estar aqui. É importante nós jovens participarmos das celebrações. E é preciso da força dos jovens nestas eleições também. O cenário de ódio não nos representa”, ressaltou o estudante José Maurício, de 17 anos.

O padre Nivaldo Ferreira, novo reitor do santuário, também falou sobre a questão política. “Pode-se agregar nesta ação de fé um pedido muito especial a Deus de, em meio ao exercício de cidadania, que possamos estar livres da postura de intolerância”, comentou o religioso.