Doença

Minas Gerais tem o primeiro caso confirmado de coronavírus

Mulher de 47 anos é de Divinópolis, esteve na Itália e retornou ao Estado no dia 2 de março

Dom, 08/03/20 - 18h34
Passageiros chegam do exterior de máscaras no Brasil

Minas Gerais teve o seu primeiro caso confirmado do novo coronavírus neste domingo (8). A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde.

Trata-se de uma mulher de 47 anos de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), ela esteve na Itália e retornou no dia 2 de março.

Neste momento, ela apresenta sintomas leves, como coriza, mialgia e sensação de mal-estar e encontra-se isolada em sua casa. Ainda não há a confirmação se ela está na capital ou no interior.

Ainda de acordo com a SES, a pasta foi comunicada do caso suspeito pelo laboratório Hermes Pardini na última sexta-feira (6). A coleta de seus exames foi realizada em Belo Horizonte, após ela desembarcar da Europa, e a análise foi finalizada já no dia seguinte, sábado (7).

Mapa mostra a evolução dos casos confirmados de coronavírus no Brasil e no mundo

O material foi encaminhado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que homologou o resultado neste domingo.

Segundo o Hermes Pardini, não serão divulgadas informações sobre a paciente, "respeitando a confidencialidade natural nesse tipo de procedimento."

"O teste de diagnóstico do Coronavírus vem sendo ofertado desde a última segunda-feira, tanto para serviços hospitalares, quanto atendimento em domicílio, em Belo Horizonte, São Paulo e Goiânia. Para o atendimento domiciliar, foi montada uma estrutura especial, com equipe dedicada e paramentada com materiais descartáveis", disse o laboratório.

"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais está preparada para receber este e novos casos de coronavírus e está tomando todas as medidas necessárias para prestar assistência à população e realizando vigilância epidemiológica da doença", informou.

Essa paciente que foi diagnosticada estava entre os casos suspeitos em Minas. Segundo o último balanço, agora são 122.

Brasil

Subiu para 25 o número de casos confirmados do Covid-19 em todo o país. Até esse sábado (7), eram 19 pacientes constatados. Os Estados que têm pacientes diagnosticados com a doença são:

Alagoas: 1
Bahia: 2
Minas Gerais: 1
Espírito Santo: 1
Rio de Janeiro: 3
São Paulo: 16
Distrito Federal: 1

Nos últimos dias, ao menos dois estados já tiveram registros de transmissão local: São Paulo e Bahia. Isso significa que a infecção ocorreu em pessoas sem histórico de viagem ao exterior, por meio de contato com outros pacientes.

---

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

(3) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
antonio sabata 1:51 PM Mar 09, 2020
Quem está pegando este vírus é somente ricos,pobre mal consegue ir passear no parque municipal por falta da felicidade ( dinheiro )
0
Denunciar

Marcos Almeida 10:47 PM Mar 08, 2020
Gente sossega o faixo, o povo está vendo a gravidade da situação e insiste em viajar pra Itália!
0
Denunciar

Thiago Lobato 8:10 PM Mar 08, 2020
"tenho viagem marcada, comprei tem quase 1 ano parcelado na cvc, não posso perder essa viagem de jeito nenhum, meu sonho viajar pra Itália! F*da-se todo mundo se eu pegar uma doença contagiosa no país mais infectado da Europa, importa é não perder essa viagem"
11
Denunciar

LEIA MAIS
Emboscada
Caso Lorenza
Investigação
Paleontologia
Tecnologia nacional
“Operação 46”
Impacto desconhecido
Região metropolitana
reparação
Gás