LUTO NA MÚSICA

Morre, aos 50 anos, em Belo Horizonte o cantor mineiro Vander Lee

Cantor e compositor mineiro estava internado no Hospital Madre Teresa após passar mal nesta quinta-feira (4)

Sex, 05/08/16 - 09h06

Morreu na manhã desta sexta-feira (5), o cantor mineiro Vander Lee, de 50 anos. A assessoria de imprensa do músico confirmou que ele passou mal nessa quinta (4), quando fazia hidroginástica, e foi internado no Hospital Madre Teresa, em BH. Seu corpo será velado nesta sexta no Teatro Francisco Nunes, a partir de 17h30. O velório é aberto ao público. O enterro acontece neste sábado às 10h30 no Bosque da Esperança.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Hospital Madre Teresa informou que o músico chegou à instituição transferido do Hospital da Unimed. Ele apresentou quadro de dissecção aguda de aorta com ruptura da coronária direita válvula aórtica e aorta ascendente e passou por cirurgia.

Em seguida, Vander Lee foi levado para para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) pós-operatório, onde passou por episódio de arritmia ventricular seguido de parada cardíaca. Várias tentativas de reanimação foram tentadas, mas o paciente morreu às 08h.

Pelo Twitter, o Padre Fábio de Melo e o também músico e vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino, lamentam o falecimento do artista. "Que tristeza, minha gente! O Brasil perdeu um grande artista. Eu perdi um amigo especial", escreveu o religioso. Vander Lee era separado e deixou três filhos.

Pesar 

A morte precoce do músico mobiliza não só amigos e fãs, mas o poder público. Por meio de nota, o prefeito Marcio Lacerda se manifestou sobre a morte. “Belo Horizonte perde um de seus maiores artistas. Em suas canções, Vander Lee transformava aspectos do cotidiano em temas universais, tendo, muitas vezes, a nossa cidade como fonte de inspiração”, disse.

O senador Antonio Anastasia também enviou uma nota de pesar à imprensa após saber do falecimento do músico: "Minas Gerais perdeu hoje uma de suas melhores vozes com a partida prematura de Vander Lee, que deixou a todos muito tristes. Verdadeiras poesias em melodia, suas músicas tocam corações. São essas melodias inesquecíveis que eternizarão o nome desse que fará falta para nossa música e para a cultura mineira. Deixo, pois, a todos os familiares, amigos e fãs meu abraço fraterno".

O governador Fernando Pimentel, por meio de sua assessoria de imprensa, também enviou uma nota lamentando a morte de Lee: "Recebi com muita tristeza o anúncio da morte de Vander Lee, que, com a sua música, a sua poesia, a sua arte, conquistou o reconhecimento de Minas e do Brasil. Perdemos também um cidadão que sonhava permanentemente com uma sociedade mais justa e com uma convivência mais fraterna entre as pessoas. Vander Lee fará muita falta à cultura mineira e brasileira. Estamos todos muito tristes. Aos  filhos, familiares e amigos, os meus sinceros sentimentos".

Acompanhado dele, a Secretaria Estadual de Cultura também divulgou uma nota de pesar começando por uma citação do próprio cantor: "Cada dia que passo sem sua presença/ Sou um presidiário cumprindo sentença”. Para o secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo, a perda é imensurável. “Vander Lee foi um dos maiores artistas do nosso tempo e ocupou um lugar muito especial na música e poesia, alcançando reconhecimento amplo no país. Expresso a nossa homenagem e nosso profundo reconhecimento”.

Carreira de sucesso

Entre suas composições de sucesso, estão as músicas "Esperando Aviões", "Românticos" e o hit "Eu sou Galo e ela é Cruzeiro", feita em homenagem aos dois clubes de mineiros. Relembre os sucessos da carreira do cantor clicando aqui. Ele também chegou a gravar com grandes nome da MPB, como Gal Costa, Zeca Baleiro, Elza Soares, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Nando Reis. Vander Lee também compôs a música "Estrela", gravada por Maria Bethânia.

Em março deste ano, Vander Lee deu uma entrevista para o O TEMPO falando da comemoração dos 20 anos de carreira e os novos caminhos que estava trilhando: "Tenho muito orgulho de ser independente. Mesmo com tanta falta de estrutura para as carreiras seguirem, dificuldades de espaços, patrocínios, leis de incentivo e todas as dificuldades para alguém independente. A minha prova maior de que ser independente deu certo é que ainda estou no palco e sem qualquer vontade de abandonar esse espaço". Leia a entrevista completa clique aqui

Em sua última postagem no Facebook, Vander Lee anunciava o show que faria em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, no dia 13 de agosto. Assista:

Carregando...

 

Atualizada às 11h29

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.