Pacientes da UPA Petrolândia, localizada em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte, procuraram a reportagem do jornal O TEMPO nesta terça-feira (9) para relatar que estão esperando atendimento médico há cerca de dez horas. A maioria reclama de sintomas de dengue.
A contagense Valdete Barbosa diz que deu entrada na unidade de saúde com a filha, de 21 anos, por volta das 13h. A garota queixa-se de febre alta e dores no corpo. “Ninguém vem falar nada com a gente. Minha filha está deitada no chão perto do banheiro esperando ser atendida”, reclamou.
O adolescente Giovani Santos, 16, conta que levou a avó para a UPA em horário semelhante. A idosa tem reclamado de febre e dores no corpo. “Ela passou pela triagem, recebeu uma pulseira branca, mas ninguém a chamou até o momento”, falou.
A paciente Estela Santana, 56, relata que chegou ao local às 15h, com sintomas de dengue. “Estou com medo de ter dengue hemorrágica, porque já tive diarreia”, relatou, emendando: “A direção poderia ao menos falar com a gente como está a situação”, disse.
O que diz a UPA
Em contato com a reportagem, uma funcionária da UPA confirmou que a unidade está lotada devido ao surto de dengue na região. Informou também que há dois médicos na unidade atendendo tanto a demanda dos pacientes com suspeita de dengue como os da internação.
Relatou ainda que foram atendidos 298 pacientes durante todo o dia e que todas as pessoas que estão na unidade de saúde receberão os devidos cuidados.