Enquanto a maior parte da população se mantém em casa, mesmo aos domingos, e ajudam a reduzir o número de casos de coronavírus através do isolamento social, maus exemplos seguem sendo vistos entre alguns moradores. Após flagrar um grupo de cerca de 20 jovens em um campinho no bairro Conjunto Água Branca, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Guarda Civil da cidade precisou interromper a partida para acabar com a aglomeração.
De acordo com o comandante da corporação, Levi Sampaio, a ocorrência aconteceu na avenida Cinco, por volta das 17h, durante uma ronda realizada pelos guardas. "Em um primeiro momento, a guarnição fez a orientação para que o grupo voltasse para suas casas, mas os jovens não acataram no princípio e foi necessário reforço", revela.
Com a chegada de outras viaturas, os guardas fizeram a abordagem de todos os presentes, que tiveram as fichas criminais conferidas – a maioria tinha passagem por tráfico de drogas. "Puxou o prontuário e foi feita as recomendações finais de que é proibido as aglomerações por conta do coronavírus. Não precisou multar ou prender ninguém". conta. O espaço fechado acima do campo de futebol, onde ocorria outra aglomeração, também foi alvo da intervenção da corporação.
Em Contagem, o decreto municipal que determinou as regras de isolamento social e fechamento de comércios e serviços não essenciais permite a aplicação de multas entre R$ 500 e até R$ 5 mil para quem descumprir a quarentena. Conforme a Guarda Civil, desde o início da pandemia já foram mais de 10,8 mil ocorrências atendidas, sendo 1.946 só de aglomeração irregular, além de outros 3.352 estabelecimentos fechados, 30 infrações aplicadas e três pessoas presas.
Transmissão do vírus é alta
Um estudo divulgado pelas universidades de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, e Católica de Leuven, na Bélgica, na última semana mostra que, apesar dos benefícios na saúde proporcionado pela prática de atividades físicas ao ar livre, como o futebol, a preocupação com o coronavírus deve ser maior. Conforme os dados, a doença é transmitida entre esportistas através de uma distância de até 20 metros.
Segundo a pesquisa, o índice é elevado já que, com o corpo em movimento, as gotículas que transmitem o vírus se movem para trás, criando uma espécie de "corrente de ar" que se dissemina ao redor da pessoa.