Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) aderiu ao Dia D de combate à dengue. Ações de prevenção serão realizadas neste sábado (24 de fevereiro) em nove regionais da capital mineira.
Agentes de Combate a Endemias (ACE) vão intensificar as vistorias em imóveis com objetivo de verificar os locais e eliminar criadouros do mosquito. O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, e o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, estarão na região Leste, a partir das 9h, para acompanhar os trabalhos.
“O Dia D de combate à dengue e outras arboviroses consiste em ações de mobilização para conscientizar a população sobre a responsabilidade diária de manter o cuidado nos ambientes domiciliares. Durante as visitas, os agentes orientam sobre a eliminação dos possíveis criadouros e, se necessário, aplicam biolarvicidas”, afirma a PBH.
O executivo municipal lembra ainda que a colaboração das pessoas é indispensável, uma vez que conforme o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), 86,9% dos focos estão dentro das residências. Os criadouros mais comuns são pratinhos de plantas (33,1%), embalagens de produtos (21%) e recipientes domésticos (8,9%).
Confira dicas para evitar possíveis focos do Aedes aegypti
- Retirar os pratinhos das plantas;
- Manter a caixa d’água bem fechada;
- Colocar pneus velhos em um lugar fechado;
- Lavar bem as vasilhas dos pets;
- Limpar telhas e calhas para não acumular água;
- Virar garrafas e potes vazios;
- Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
- Conferir o quintal em busca de água parada;
- Retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado;
- Limpar a piscina e tratar com cloro.
- Fonte PBH