A Prefeitura de Belo Horizonte já vacinou contra a raiva cerca de 270 gatos que vivem no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A informação foi repassada pelo subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta, neste sábado (16), quando cachorros e gatos são vacinados contra a doença em postos de saúde da capital mineira. 

“A grande maioria dos animais do Parque Municipal já foram vacinados. Nós temos lá cerca de 300 animais. Faltam cerca de 30 a 20 animais para serem vacinados contra a raiva. O risco diminuiu neste momento porque a maioria dos gatos já estão vacinados, mas nós temos esses que ainda precisam ser capturados e vacinados”, explica.

Por meio dessa captura é que a PBH consegue fazer o controle dos animais que circulam pelo local. 

“Todos os gatos que capturamos estão sendo chipados, com a data em que ocorreu a vacinação. Então, a gente sabe quem foi vacinado e quem não foi. Estamos nos esforçando junto com a Fundação de Parques para que o mais rápido possível a gente consiga fazer a cobertura total desses animais e a abertura do Parque Municipal”, esclarece.

Ainda não há previsão para a reabertura do Parque Municipal de Belo Horizonte. 

Entenda

Em abril deste ano, os parques da capital que haviam sido fechados por causa da pandemia da covid-19 começaram a ser reabertos, exceto o Parque Municipal Américo Renné Giannetti. 

Na ocasião, o prefeito Alexandre Kalil tinha anunciado que o parque permaneceria fechado por causa de um gambá que habitava o local e havia sido diagnosticado com a raiva.