Região metropolitana

PF faz operação contra a extração irregular de minério em Nova Lima

Os criminosos simulavam atividades de terraplenagem em terrenos urbanos, mas praticavam a mineração ilegal

Por Da Redação
Publicado em 18 de julho de 2019 | 14:08
 
 
A investigação visa identificar os responsáveis pela extração mineral ilegal e pela comercialização do minério, bem como definir os terceiros compradores Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou,l na manhã desta quinta-feira (18),  a Operação “Poeira Vermelha”, para combater a extração irregular de recursos minerais em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, sem autorização dos órgãos ambientais competentes como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade e a Agência Nacional de Mineração (ANM).

Os criminosos simulavam atividades de terraplenagem em terrenos urbanos, como se os preparassem para futura construção, quando, na verdade, praticavam a mineração ilegal.

Com base nas características geográficas da área onde atuavam, a “terra” extraída pela quadrilha consistia, de fato, em minério de ferro, com considerável valor de mercado, que era revendido para empresas  siderúrgicas para a produção de aço.

O Código de Mineração e normativos da ANM dispõem que extrações minerais em atividade de terraplenagem prescindem de autorização municipal somente nos casos em que o material retirado seja empregado em área de interesse da obra, sem posterior comercialização.

A investigação, iniciada com a deflagração nesta quinta, visa identificar os responsáveis pela extração mineral ilegal e pela comercialização do minério, bem como definir os terceiros compradores.

Nos dois pontos em que a Polícia Federal esteve, foram apreendidas uma escavadeira de esteira, uma retroescavadeira, cinco caminhões caçamba e duas carretas caçamba. Os materiais apreendidos permanecerão à disposição da Justiça Federal para eventual leilão.

Com assessoria de imprensa da PF