Três homens, de 22, 30 e 32 anos, foram presos em flagrante por tentativa de homicídio qualificado praticada contra um Cabo da Polícia Militar, de 31 anos, em uma boate de striptease localizada na Via Expressa, na altura do bairro Cincão, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, nessa sexta (3). Mais três suspeitos estão sendo investigados. 

De acordo com a Polícia Civil, a investigação para apurar autoria, materialidade, motivação e circunstância do crime está em atividade na Delegacia de Contagem. Os três autores da agressão foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da justiça.

O Cabo da PM continua no Mater Dei Betim-Contagem. O hospital não divulga estado de saúde dos pacientes, mas a Polícia Militar fará a atualização da situação da vítima quando necessário. 

A reportagem de O TEMPO teve acesso ao vídeo com as agressões, mas em função da brutalidade da ação ele não será publicado na íntegra.

Um PM ficou gravemente ferido após ser espancado por pelo menos outros três homens em uma boate na Via Expressa, em Contagem (MG). Ele está internado em um hospital de BH. O Tempo teve acesso ao vídeo com a agressão, mas, em função da violência, ele não será publicado na íntegra pic.twitter.com/qUWJFlgQVT

— O Tempo (@otempo) February 3, 2023

Extensa ficha criminal 

De acordo com investigação, os três suspeitos já presos estariam envolvidos com a criminalidade. Segundo a corporação da Polícia Militar, além de dois irmãos, que têm algumas passagens policiais, o suspeito mais violento filmado pelas câmeras é um amigo deles que é ligado ao crime organizado na Pedreira Prado Lopes, comunidade da região Noroeste da capital. 

As informações foram passadas pelo comandante do 39º Batalhão da PM, tenente-coronel Bruno Assunção Coelho, durante coletiva realizada na tarde desta sexta. Ele contou que o militar, que está internado em estado grave, estava no local acompanhado de outro militar e dois amigos.

Em dado momento, um dos integrantes do grupo deles teria abordado duas moças que trabalham no local e que já estavam acompanhadas dos suspeitos. "Dada a insistência desse rapaz, as pessoas que já estavam com essas profissionais começaram uma discussão, na parte do fumódromo, que se acalorou e virou uma briga generalizada que se estendeu até a parte externa da boate", detalhou o militar. 

Resolvida a confusão, o policial militar resolveu retornar ao estabelecimento para tentar localizar o seu telefone celular, que havia se perdido durante a briga. Ele aproveitou e parou no bar para consumir o restante de uma bebida que tinha comprado, momento em que foi atacado pelas costas pelos criminosos. 

Em depoimento, os presos teriam alegado apenas que saíram em defesa das profissionais que estavam com eles. "Mas a gente vê que, pelo nível da agressividade, foi gratuita. O policial estava de costas quando é agredido e, mesmo ele caído, desacordado, continua sendo atingido na cabeça e no tórax. É uma violência que não justificava", garantiu o comandante. 

O que diz a Polícia Civil 

"A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que ratificou a prisão em flagrante de três homens, de 22, 30 e 32 anos, pela tentativa de homicídio qualificado, praticada contra um policial militar, de 31 anos, que estava de folga, fato ocorrido na madrugada de ontem (3/2), em uma casa noturna, em Contagem. Os três autores foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da justiça. A PCMG esclarece que o inquérito policial instaurado para apuração da autoria, materialidade, motivação e circunstâncias do crime, tramita em Contagem, e que as investigações continuam."