Em contato com o governo

Posto da Ouvidoria Geral do Estado no centro de BH é ampliado

Local já abrigava o posto, mas de forma reduzida; com a mudança, expectativa é atender um número maior de pessoas

Por Mariana Nogueira
Publicado em 14 de outubro de 2019 | 11:27
 
 
Ouvidora-geral adjunta do Estado, Katlen Nascimento Foto: João Leus/O TEMPO

Mineiros que precisarem entrar em contato direto com o governo de Minas Gerais poderão agora procurar o posto de atendimento ao cidadão da Ouvidoria Geral do Estado no centro da capital. Reinaugurado nesta segunda-feira (14), o espaço é uma das portas de entrada de reclamações, sugestões, críticas e elogios aos serviços públicos prestados.

O local já abrigava o posto, mas de forma reduzida. Com a ampliação, expectativa é atender um número maior de pessoas.

Dentro da Ouvidoria-Geral existem as ouvidorias especializadas, que tratam demandas das áreas de saúde, educação, polícia, sistema penitenciário, ambiental, fazenda e patrimônio. Segundo o Estado, Saúde e Educação são as áreas mais procuradas. O tempo regulamentar para que o cidadão receba uma resposta é de 60 dias. 

“Nós recebemos a reclamação, nossas equipes encaminham para receber as respostas. Após isso, encaminhamos ao manifestante. Ele recebe um protocolo para acompanhar. Temos feito um esforço para melhorar a qualidade e fazer isso em um tempo mais curto”, explicou a ouvidora-geral adjunta do Estado, Katlen Nascimento.

De janeiro a setembro deste ano, a ouvidoria recebeu 57.027 manifestações, 7% a mais do que no mesmo período do ano passado.

A expectativa é que até o fim do ano sejam inauguradas as ouvidorias especializadas de assédio moral, infraestrutura e desenvolvimento e anti-corrupção, que atualmente é apenas um canal. “É para que os mineiros possam nos falar o que está funcionando e o que não está. A gente espera que venham manifestar. É muito importante que o cidadão participe. Essa conveniência de estar próximo do centro vai nos ajudar a ter mais informações, e quanto mais informações, mais é possível promover melhorias”, afirmou Katlen. 

O posto de atendimento ao cidadão funcionará de segunda a sexta, das 8h até as 17h, na avenida Amazonas, 558. Quem não puder comparecer ao local pode fazer suas reclamações e sugestões pelo telefone 162 ou pelo site www.ouvidoriageral.mg.gov.br. Cartas também podem ser enviadas para a Cidade Administrativa.