A Secretaria Municipal de Bonfim, na região Central de Minas, convocou todas as pessoas que estiveram em um velório na cidade vizinha de Rio Manso no último dia 18 para comparecerem a uma unidade básica de saúde do município para atendimento médico. 

A medida foi anunciada em um comunicado divulgado pela Secretaria que diz ter sido confirmada que a causa da morte da idosa, velada no dia 18 em Rio Manso, foi por coronavírus. "O óbito foi confirmado por Covid-19 e pode haver uma transmissão comunitária de quem esteve presente, por isso precisamos nos prevenir", diz o informe. 

O óbito não consta no boletim divulgado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). No entanto, o informe publicado nesta sexta-feira (22) traz um caso confirmado de coronavírus em Rio Manso. Já Bonfim tem um óbito confirmado no dia 11 de abril no boletim oficial do Estado que, segundo a prefeitura, seria de um morador que veio do exterior e foi tratado em isolamento, mas não resistiu. Nenhum outro caso da doença foi registrado no município até então. 

Segundo a secretária municipal de saúde de Bonfim, Gisele Aparecida Rodrigues do Carmo Cardoso, atualmente quatro pessoas que estiveram no velório estão sendo monitoradas, mas ela não informou se alguma delas apresenta sintomas.

“A gente convocou pessoas que possam ter ido ao velório para que comparecessem a uma unidade de saúde só pra gente monitorar e evitar que a doença se propague dentro do nosso município. E estamos monitoramento exatamente quatro pessoas até agora”.

Ainda conforme Gisele, a medida foi adotada por recomendação da Secretaria de Estado de Saúde. “Foi uma recomendação do Estado, da Superintendência Regional de Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde entrou em contato com o município de Bonfim solicitando que se tivesse alguma pessoa que tivesse ido ao velório na cidade vizinha que procurasse uma unidade de saúde para verificar se não tinha nenhum sintoma”, disse. 

No comunicado divulgado, a Secretaria de Saúde de Bonfim reforça que os velórios no município estão proibidos. "Reforçamos a informação de que está proibido os velórios no município de Bonfim, devido ao risco eminente de transmissão do vírus".

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Manso informou que ainda no mês de março criou um comitê de enfrentamento à Covid-19, além de ter adotado medidas como desinfecção de locais públicos, a criação de salas de isolamento para atendimento de casos suspeitos na policlínica da cidade e campanhas para conscientização da população sobre a importância do isolamento social.

No entanto, em relação ao velório, os familiares teriam descumprido as orientações da prefeitura. "Quanto ao aludido velório, os familiares descumpriram o determinado em decreto, sem conhecimento ou comunicação prévia a qualquer órgão da Secretaria Municipal de Saúde. Todavia, de conhecimento notório de toda a população dos decretos municipais e estaduais, além de recomendação explícita da OMS no sentido de proibição de aglomeração de pessoas em locais públicos e privados, além de não ser permitidos velórios". 

Ainda segundo a Secretária, todos os moradores de Rio Manso que compareceram ao velório estão sendo orientados a "ficarem em isolamento e, caso necessário, ligar para o número do comitê no qual poderão ser sanadas todas as dúvidas e fazerem os testes quando necessário".

Já sobre a recomendação que teria sido feita à Secretaria de Bonfim, a Secretaria de Estado de Saúde informou apenas que “a acompanhamento de casos dessa natureza é feito por meio das Regionais de Saúde. Trata-se de procedimento padrão”.

Atualizada às 17h24