Calorão

Previsão do tempo: Belo Horizonte registra dia mais quente do ano nesta segunda

Os termômetros registraram 37,3º C, na região da Pampulha e a umidade relativa do ar ficou em 13%

Seg, 28/09/20 - 16h59

O calor intenso sentido pelos belohorizontinos no início desta semana tem justificativa.  Esta segunda-feira (28) ganhou o título de dia mais quente do ano com os termômetros marcando 37,3ºC. A máxima foi registrada na estação da Pampulha, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). A mínima da capital foi de 18.1ºC. 

Além disso, esse foi o dia mais quente já registrado no mês de setembro e o terceiro dia mais quente da história da capital mineira, desde que começaram as medições em 1910. Os outros registros tão altos que bateram essa segunda foram em outubro de 2015 quando foram registrados 37,7ºC e 37,4ºC. 

Além do calor, a cidade registra um clima de deserto, com a umidade relativa do ar chegando a 13% muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que preconiza índices acima de 60% como ideal e abaixo de 30% como estado de atenção. 

Para os próximos dias a expectativa é que o calor e a baixa umidade do ar continuem. Nesta terça-feira (29) os termômetros devem ficar próximos de 37ºC e na quarta, uma nebulosidade vinda do oceano vai atingir Minas Gerais e deve  baixar um pouco termômetros para cerca de 34ºC. A umidade do ar também deve subir um pouco, mas não deve passar de 20%. A Defesa Civil de Belo Horizonte chegou a emitir um alerta avisando sobre a umidade relativa do ar permanecer abaixo de 30% até a próxima sexta-feira (2). 

Interior 

Pelo interior de Minas, o calor também veio forte, a máxima chegou a 40,8ºC em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, mas foram registradas altas temperaturas também no Norte, Rio Doce e Vale do Aço. A cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, entrou para o Trends do Twitter por causa do calor. Os termômetros na cidade chegaram a 36ºC. 

Saiba algumas dicas da Defesa Civil para o tempo seco:

- Hidrate-se durante o dia;

- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

- Evite frituras;

- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;

- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;

- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.