O incêndio que tomou um terreno baldio na avenida Senador José Augusto, no Buritis, Região Oeste de Belo Horizonte, neste domingo (6/7), não é o primeiro a afligir os moradores do bairro. As queimadas em lotes vagos na vizinhança têm sido cada vez mais frequentes no local, que, de acordo com o Censo de 2022, é o mais populoso da capital.

A administradora Renata Bragança, de 36 anos, contou que outro terreno baldio, próximo ao Anel Rodoviário, já foi palco de outros incêndios. “Frequentemente a gente vê incêndios (em lotes) atrás dos condomínios”, ressaltou Renato, que é síndica de um condomínio residencial também localizado na avenida Senador José Augusto.

A suspeita de Renata, que, diz ela, é dividida com outros moradores, é a de que os incêndios são intencionais. “Acho que é para abrir área para invasão, como é neste caso do terreno próximo ao Anel, como falei. Atear fogo é mais fácil do que roçar (a vegetação). Neste de hoje, nós não sabemos”, observou a administradora.

Atear fogo em terrenos baldios é um crime com pena de prisão e multa. De acordo com a Lei 9.605/1998, “causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana” prevê reclusão entre um e quatro anos. Caso a conduta seja considerada culposa, ou seja, sem intenção, a detenção é entre seis meses e um ano. 

O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter o incêndio deste domingo na avenida Senador José Augusto no início da noite, pouco depois das 18h. Desde então, uma guarnição do Corpo de Bombeiros atuou para debelar as chamas, que se alastraram e se aproximaram da divisa entre o terreno baldio e um condomínio residencial.   

Segundo Renata, a guarnição está conseguindo controlar as chamas até o momento. “Logo quando iniciou, teve um alastramento muito rápido. Agora, o Corpo de Bombeiros está conseguindo controlar, porque elas estavam muito próximas de um condomínio”, apontou a síndica.