Uma organização criminosa especializada em furtos e clonagem de caminhonetes e veículos de luxo é alvo de uma operação realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais durante a manhã desta sexta-feira (31). Ao todo, são cumpridos dez mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão em 16 municípios. A operação ocorre em Minas Gerais e nos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
A investigação apontou que o grupo furtava os veículos de luxo com o auxílio de equipamentos eletrônicos, que realizavam a codificação de chaves e partida dos motores. Em posse dos veículos, estes eram clonados, com adulteração da numeração do chassi e de outros identificadores. A ação do grupo, conforme apurado pelo Ministério Público, ocorria de forma articulada em vários estados do país.
Estes veículos furtados e clonados eram vendidos por preço de mercado, enganando diversos clientes. A investigação ainda não apontou a quantidade de vítimas. No entanto,até o momento, foram identificados pelo menos oito veículos furtados, avaliados em R$ 2,3 milhões. Entre os carros estão duas Toyota Hilux que teriam sido furtadas em Capitólio, na noite de 14 de novembro de 2022, durante o show do cantor sertanejo Gusttavo Lima.
Além do furto e da clonagem dos veículos, os investigados também irão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, receptação qualificada, uso de documento público falsificado, falsidade ideológica, estelionato e organização criminosa.
Os trabalhos da Operação "Vicário"ocorrem nas cidades mineiras de Passos, Piumhi, Capitólio, Itaú de Minas e Fronteira. Em São Paulo as ações são nos municípios de Franca, Bebedouro e Bauru. No Paraná, em Londrina, Arapongas e Rolândia. Os trabalhos também ocorrem em Itajaí, cidade de Santa Catarina, em Campo Grande e Naviraí, no Mato Grosso do Sul, além das cidades de São Luís e Presidente Dutra, no Maranhão.
A operação conta com onze promotores de Justiça, nove servidores do Ministério Público, 114 policiais militares e 26 policiais civis. As investigações continuam em andamento.