O Ministério da Saúde repassou 783.960 kits de testes rápidos à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que os está distribuindo entre municípios mineiros. Do montante dividido, 119.974 testes (15,3% do total) foram realizados pelas prefeituras e quase 17% deles, 20.191, tiveram resultado positivo para Covid-19. 

A informação foi compartilhada pelo secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26). Na última semana, a SES-MG afirmou ter distribuído 94,4% dos testes disponibilizados pelo ministério, somando 739.960 kits. A reportagem questionou a SES-MG se a distribuição aumentou desde então e aguarda retorno.

Os testes rápidos são diferentes dos testes do tipo PCR, realizados por laboratórios como a Fundação Ezequiel Dias (Funed). A testagem rápida utiliza gotas de sangue do paciente para buscar anticorpos no organismo dele, enquanto os testes PCR, ou moleculares, detectam a presença do vírus e são considerados mais precisos.  

Governo de Minas distribui mais 98 respiradores 

Na última semana, o governador Romeu Zema anunciou aquisição de 500 respiradores para os leitos de UTI do Estado. Nesta sexta, o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, detalhou a destinação de 98 aparelhos para as macrorregiões de saúde em Minas.

“Hoje, tivemos publicação de atos para dez respiradores na região Central; dez no Jequitinhonha; dez na Leste do Sul; dez na Noroestes e dez no Triângulo Sul. De hoje para amanhã, publicaremos atos para distribuir 21 respiradores no Vale do Aço, 20 para a Leste e sete na região Sudeste do Estado”, listou Amaral. 

Esta matéria está em atualização