Feminicídio

Saiba quem é Thales Tomás, preso em motel por matar a ex a facadas no Barreiro

Após interrogatório, policiais dizem que o homem que esfaqueou a ex-namorada em Belo Horizonte é frio e não demonstra arrependimento pelo crime

Por Alice Brito, José Vítor Camilo e Malú Damázio
Publicado em 05 de agosto de 2022 | 12:11
 
 
Homem morava nos Estados Unidos e tinha vindo ao Brasil fazer um curso de tatuagem Foto: Juarez Cássio

Thales Tomás, de 29 anos, trabalhava como mergulhador na Califórnia, nos Estados Unidos. O homem, preso em flagrante em um motel de Belo Horizonte nesta sexta-feira (5), após esfaquear e matar a ex-namorada, tinha viajado para a capital mineira para fazer um curso de tatuador. Ele morava nos EUA há cerca de um ano e aproveitou a viagem para o Brasil para encontrar a então namorada Emily Luiza Ferretti, de 25 anos. 

O homem estava ficando na casa dos avós, no bairro Betânia, na região Oeste. Segundo o subtenente da Polícia Militar Antônio Honorato, Thales e Emily tinham um relacionamento à distância. “Ele soube de Emily pelas redes sociais, veio para o Brasil para conhecê-la e, depois disso, ficava entre Brasil e Estados Unidos”, explica. O militar descreve o tatuador como “um homem frio, que não demonstra arrependimento”.

Uma amiga da vítima, de 35 anos, que preferiu não se identificar, relatou à reportagem de O TEMPO que o homem era bastante ciumento e tinha comportamentos agressivos. “Ele tinha ciúmes até das amigas, não podia postar foto quando ia em algum lugar para comemorar aniversário delas ou coisa parecida, que ele mandava apagar. Vimos várias vezes ela falar que queria terminar." 

Na ficha criminal de Thales Tomás não há registro de passagens pela polícia, mas Emily já havia registrado dois boletins de ocorrência contra ele, entre julho e agosto deste ano. Um dos BOs foi feito após uma briga em que eles terminaram, nesta semana. O outro em julho, por divulgação de vídeos íntimos em um perfil falso usando o nome dela, enquanto eles ainda namoravam. 

Já nas redes sociais, o homem aparece em diversas fotos em pontos turísticos dos Estados Unidos e em motocicletas. Também chama a atenção uma imagem dele segurando um fuzil e outra em que ele exibe um taco de beisebol enrolado com arames farpados. 

Discussão, agressões e fim do relacionamento

Na última terça-feira (2), uma briga por ciúmes levou o casal a por um ponto final no namoro. Durante a discussão, o homem teria agredido Emily e quebrado o celular dela. A vítima decidiu, então, registrar um boletim de ocorrência e pedir uma medida protetiva contra o homem. 

"Emily contou para a namorada do professor de tatuagem sobre a agressão, e ele acabou expulsando o ex-dela do curso, falando que não queria ter a imagem ligada a um agressor de mulheres. Acredito que isso foi o que deixou ele ainda com mais raiva, pois ele veio dos EUA para fazer o curso e perdeu após ela registrar a ocorrência pela agressão", completou a amiga. 

Ao ser preso, Thales disse à polícia que não tinha matado a ex-namorada pelo fim do relacionamento, mas confirmou a discussão ocorrida na última terça-feira. “Na verdade, ela não queria mais o relacionamento, eles terminaram e ele foi até a casa dela, no bairro Cardoso, no Barreiro, tentar reatar. Ele pegou uma faca na casa dos avós e foi”, detalha o subtenente da PM, Antônio Honorato. 

O pai da jovem, Julei Anderson Fernandes, afirmou que Emily não queria receber o ex-namorado em casa e se recusou o pedido de desculpas dele. “Com isso, ele já foi para cima dela”, disse à Rádio SUPER 91.7 FM