No terceiro dia de ação em Santa Maria de Itabira, na região Central de Minas Gerais, após o temporal que atingiu a cidade, o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) segue com os trabalhos nesta terça-feira (23). Mais de 70 animais, entre cães, gatos e passarinhos, foram resgatados. 

O grupo chegou ao município no domingo (21), e foi para às "áreas quentes". Lá, os voluntários realizaram a avaliação primária. 

"Resgatamos os animais que estavam em situação de vulnerabilidade. Fizemos o primeiro atendimento in loco, resgatamos e levamos para a base, onde é realizada a triagem. Os animais resgatados serão levados, posteriormente, para o Parque Municipal de Itabira (cidade vizinha) até que as pessoas se restabeleçam. Com esse restabelecimento, eles voltaram para os tutores", explicou Enderson Barreiros, um dos membros da Grad. 

O ponto de apoio dos animais é em uma boate na entrada da cidade. Eles são cadastrados, recebem vermifugo e são cadastrados contra raiva, leptospirose e outras doenças. 

"No momento precisamos mais de ração para cães e gatos. Medicamentos nós já temos. O Grad começou a atuar em 2011, no deslizamento de Nova Friburgo, atuamos também em Mariana, Brumadinho e incêndios no Pantanal", contou.

As doações podem ser feitas no ponto de apoio localizado na BR-120, 1684, em Santa Maria de Itabira. No Instagram, o Grad é encontrado pelo @grad_brasil .