O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (UB), publicou neste sábado (5/7) a lei que cria o Dia do Motociclista na capital mineira. A data será celebrada, anualmente, em 11 de julho. A medida foi apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Sargento Jalyson (PL) e teve o aval do Legislativo. 

O Dia Municipal do Motociclista tem como objetivo reconhecer a importância de motociclistas, motoclubes e semelhantes “para as manifestações sociais, culturais, turísticas e econômicas no município”, além de incentivar a organização e a participação de motociclistas, motoclubes e outras entidades representativas da categoria em eventos culturais, sociais e educativos. A data também servirá para promover campanhas educativas para a prevenção de sinistros de trânsito envolvendo motociclistas, realizar ações de combate ao uso de cerol, linhas cortantes e outros materiais que coloquem em risco a vida de motociclistas e demais usuários das vias públicas, além de fomentar a conscientização sobre a convivência harmoniosa entre motociclistas, pedestres, ciclistas e motoristas para promover um trânsito mais seguro e humanizado.

Na mesma lei sancionada neste sábado no Diário Oficial do Município (DOM), foi criada a “Semana Municipal da Conscientização sobre o Respeito às Leis de Trânsito e a Pilotagem Segura e a Convivência Harmônica no Trânsito”, que servirá para a prefeitura, em parceria com motoclubes e entidades representativas, promover eventos como passeios motociclísticos, palestras, oficinas e exposições temáticas para desenvolver e divulgar materiais educativos voltados à segurança no trânsito e à prevenção de acidentes.