Surto

Secretaria de Saúde investiga 47 mortes por febre amarela em MG

Balanço divulgado nesta segunda-feira indica 152 ocorrências em investigação relacionadas à doença

Por Pedro Rocha Franco
Publicado em 16 de janeiro de 2017 | 18:23
 
 
Campanha de vacinação tenta evitar a proliferação da doença ALEXANDRE GUZANSHE - 10.1.2008

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais investiga 47 mortes possivelmente relacionadas a contaminação por febre amarela, segundo boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (16). Deste total, 22 óbitos são tidos como prováveis casos da doença, no qual o exame laboratorial deu positivo, mas outros critérios ainda estão em investigação.

Ao todo, a SES apura 152 ocorrências relacionadas à febre amarela, sendo que 37 deles são casos tidos como prováveis. É primeira vez que o governo estadual apura o contágio de duas mulheres. Os outros 35 casos são referentes a homens.

As cidades com maior número de casos são Ladainha (36), Caratinga (23) e Piedade de Caratinga (12). A área de contaminação no Estado continua restrita a 26 municípios dos vales do Mucuri e do Rio Doce. Ladainha é o município com maior número de óbitos sob investigação.

O surto da doença parece não estar restrito à divisa mineira. Dois moradores do Espírito Santo estão internado com suspeita da doença. Um indicativo da proliferação da doença para além de Minas Gerais é a morte de 54 macacos encontrados mortos em municípios próximos da divisa mineira.