Pampulha

Segunda fase do Move Antônio Carlos começa a funcionar neste sábado

Linhas de ônibus convencionais são reduzidas e substituídas por linhas do Move; o serviço irá atender 37 mil usuários por dia nos bairros Planalto, Floramar, Santa Mônica e Jardim Leblon

Por JULIANA BAETA
Publicado em 22 de maio de 2014 | 17:11
 
 
Cidades - Primeiro dia util do Move . O transito ficou congestionado em toda a extensao da Antonio Carlos em Belo Horizonte MG. Foto: Alex de Jesus/O Tempo 19/05/2014

Em processo de implementação, a começar a valer a partir deste sábado (24), a segunda fase de operação do Move (nome dado ao BRT da capital, sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) na avenida Antônio Carlos, foi esclarecida durante entrevista coletiva convocada pela BHTrans nesta quinta-feira (22).

Segundo o presidente da BHTrans  Ramon Victor César, o Move na Antônio Carlos irá atender mais de 37 mil usuários diariamente. O número de ônibus convencionais que circulam na pista mista irá será reduzido. Onze linhas convencionais serão transformadas em oito linhas alimentadoras da estação Pampulha, fazendo com que passageiros dos bairros Planalto, Floramar, Santa Mônica, e do Jardim Leblon, passarão a ter acesso a região hospitalar a partir deste sábado, além do já existente acesso direto ao centro da capital. A baldeação não acarretará em pagamento de nova tarifa.

Uma nova linha troncal, a 5250 (Estação Pampulha/ Betânia), irá interligar os corredores Antônio Carlos e Amazonas, sem passar pelo hipercentro. A linha também irá ampliar as interligação de bairros da região da Pampulha e também do entorno da própria Antônio Carlos com as avenidas Amazonas e parte da região Oeste da capital. Com isso os usuários terão acesso, por exemplo, ao polo comercial do Barro Preto e ao fórum.

A linha 5250 irá circular nos dias úteis e no período noturno (quando irá parar nas Estações Carijós e Rio de Janeiro, e trafegar pela pista mista da Antônio Carlos entre 0h e 4h), e aos domingos e feriados (quando também passará pelas duas Estações do Centro).

Com  a mudança, a atual linha Diametral 5401 (São Luis/Dom Cabral) passará a operar com veículos do tipo padron, e, na Antônio Carlos, circulará pela busway do Corredor Antônio Carlos, com paradas nas Estações de Transferência posicionadas ao longo de seu trajeto. Usuários das linhas alimentadoras da Estação Pampulha, que embarcarem na linha troncal 52, por exemplo, podem descer em Estações de Transferência da Antônio Carlos, localizadas entre o Senai e o Bairro São Francisco, e embarcar na linha 5401, sem o pagamento de nova tarifa, para, assim, chegar a destinos como o Expominas ou a PUC Coração Eucarístico.

Além disso, três linhas diametrais que atualmente interligam bairros da região Oeste com a Pampulha serão complementadas por três novas linhas radiais convencionais, até o centro da capital. Essas três novas linhas radiais estarão integradas com a nova linha, dispensando o pagamento da tarifa complementar, desde que o usuário utilize o cartão BHBus.

Outra mudança

Outra novidade para os usuários da região Oeste é a criação de uma nova linha alimentadora, a 207, interligando o Betânia à Estação Vila Oeste do metrô, com tarifa regional reduzida (R$2,05). A nova linha 207 também estará integrada com a nova linha troncal 5250. Assim, o usuário pagará apenas o complemento de R$0,80 ao embarcar nessa linha troncal ou no metrô, na Vila Oeste, no intervalo de 90 minutos, utilizando o cartão BHBus.

Menos ônibus

Na segunda fase de implementação do Move, 86 ônibus convencionais que atualmente circulam pela Antônio Carlos, sairão do fluxo de tráfego no sentido bairro, no horário de pico da manhã. O total de 354 ônibus convencionais que circula pela avenida no horário de pico entre o Anel Rodoviário e a Lagoinha, irá passar para 186 ônibus com o Move na Antônio Carlos, o que significa uma redução de 47% do volume de ônibus na pista mista.

Já no trecho entre a Avenida Portugal e o Anel Rodoviário, onde foram introduzidos 191 ônibus na hora de pico, no sentido centro, a partir deste sábado, o volume cairá para 105, uma redução de 45%.

Veja as linhas que sofrerão mudanças:

ATUAIS NOVAS RADIAIS
   
1207A: Betânia/Santa Mônica 2033: Betânia/Centro
   
1207B: Conjunto Betânia/Santa Mônica 2035: Bairro das Indústrias/Centro
   
2035: Bairro das Indústrias/Centro 2035: Bairro das Indústrias/Centro

 

ATUAIS NOVAS ALIMENTADORAS

2210A: Rio Branco

2210B: Jardim Leblon via Rio Branco

2210C: Piratininga via Rio Branco

617: Estação Pampulha/Piratininga via Rio Branco

618: Estação Pampulha/Jardim Leblon

1207A: Betânia/Santa Mônica

1207B: Conjunto Betânia/Santa Mônica

1207C: Bairro das Indústrias 4ª Seção/Santa Mônica

2216: Santa Branca

619: Estação Pampulha/Santa Mônica via Santa Branca
 
620: Estação Pampulha/Santa Mônica via Santa Amélia
2256: São João Batista A 644: Estação Pampulha/São João Batista
2211A: Campo Alegre
 
2211B: Planalto

717: Estação Pampulha/ Campo Alegre

718: Estação Pampulha/Planalto

2214: Floramar 719: Estação Pampulha/Floramar

 

Com informações da BHTrans.