Região Centro-Sul

Serra do Curral teve 50 hectares de mata queimados após incêndio

Equipe vai monitorar possíveis focos de queimada e também irá medir a área atingida com a ajuda de um drone

Seg, 29/06/20 - 07h21

Três militares do Corpo de Bombeiros retornam, na manhã desta segunda-feira (29), à serra do Curral, em Belo Horizonte. Um incêndio consumiu parte da vegetação da área na noite desse domingo (28). As chamas não atingiram nenhum imóvel próximo. Foram 50 hectares de mata queimados em um perimetro de 5 quilômetros. 

De acordo com o tenente Leonan Soares Pereira, do 1º Batalhão, nesta manhã, os militares vão monitorar possíveis focos de queimada e também vão fazer a medição da área atingida com a ajuda de um drone. 

"Após a informação do incêndio chegar para o Corpo de Bombeiros, nós enviamos uma equipe que fez a avaliação e percebeu que a área estava muito extensa e precisaria de apoio. Enviamos alguns caminhões da corporação e, no local, reavaliamos tudo", explicou o tenente Pereira, do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad) do Corpo de Bombeiros. 

Segundo o militar, a primeira preocupação foi com o Hospital da Baleia, uma vez que o fogo poderia se aproximar da edificação. 

"Foram aproximadamente 12 horas de trabalho. Começamos por volta das 15h e finalizamos às 3h desta segunda. Agora de manhã estamos com o drone para fazer a avaliação. O rescaldo foi feito parcialmente e o drone vai nos auxiliar nos locais que a guarnição não conseguiram caminhar", detalhou. 

O equipamento também vai ajudar a precisar a área atingida pelas chamas. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

O incêndio

O incêndio teve início entre a tarde e a noite dests domingo (28). A chamada "linha de fogo" esteve entre os bairros Taquaril e Serra. "Além da grande perda da vegetação (flores e frutos), há também o risco para a fauna, e o risco das chamas atingirem as casas", informou o Corpo de Bombeiros ainda no domingo.

Conforme os militares, cinco guarnições da corporação foram deslocadas para atender a ocorrência no domingo, e o Pelotão de Combate a Incêndio Floretal (PCIF) reforçou a operação. O local é de difícil acesso.

De acordo com informações de moradores, o cheiro de fumaça se espalhou rapidamente pela cidade, chegando a bairros como Saudade, Alto Vera Cruz, Pompeia e Sagrada Família, todos na região Leste da capital. Até da região da Pampulha foi possível ver as labaredas.

(Com Gabriel Moraes)

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.