Os trabalhadores da rede estadual de educação de Minas Gerais anunciaram nesta quinta-feira (05) um movimento para reivindicar junto ao governo mineiro o cumprimento da política de piso salarial nacional. Além da paralisação total das atividades na sexta-feira (06), o que pode afetar diretamente as aulas, a categoria também anunciou um protesto que deverá ocorrer às 9h, em frente a Cidade Administrativa, na região Norte de Belo Horizonte.
Segundo um comunicado emitido pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), o grupo vai cobrar a aplicação do reajuste do piso referente ao ano de 2022, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa e é discutido no Supremo Tribunal Federal (STF).
Os trabalhadores alegam que o governo, além de não pagar o piso, ainda tenta implementar projetos que ‘precarizam’ a educação pública, Um desse projeto é o que municipaliza os anos iniciais do ensino fundamental e privatiza a gestão das escolas estaduais de ensino médio, segundo o Sind-UTE/MG.