Mobilidade urbana

Sistema de bikes compartilhadas é inaugurado na Orla da Lagoa da Pampulha

No entorno da lagoa, 7,5 quilômetros da ciclovia que atualmente estão na pista de rolamento serão instalados no nível da calçada

Dom, 08/09/19 - 15h48

Belo-horizontinos e turistas que visitam a orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, já podem, a partir deste domingo (8), conhecer o conjunto arquitetônico e todas as belezas do lugar em bicicletas compartilhadas. O sistema de compartilhamento foi inaugurado, às 9h de hoje, pela BHTrans.

Ao todo, são 14 estações de bike no entorno da lagoa. O evento faz parte do mês da mobilidade, comemorado em setembro.

O sistema será operado pela Serttel - Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana, credenciada no processo de chamamento público realizado no primeiro semestre deste ano.

A empresa ficará responsável por implantar, instalar, realizar manutenção e operar todo o funcionamento do sistema.

“Os locais para implantação das estações foram avaliados e aprovados pelas diversas instâncias de preservação do patrimônio, considerando que o local integra o Conjunto Moderno da Pampulha, eleito patrimônio mundial pela UNESCO”, informou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

A BHTrans informou que vai relançar dois chamamentos públicos para o credenciamento de empresas para implantação, instalação, manutenção e operação de Sistemas de Compartilhamento com e sem Estação em Belo Horizonte, com o objetivo de ampliar o atendimento desses sistemas para outras áreas da cidade.

Ciclovias 

A BHTrans informou que dará início, ainda nesta semana, à elaboração de um projeto de 51 km de ciclovias em vias da cidade que alimentam a rede de transporte público por ônibus, de modo a promover a integração modal bicicleta/ônibus e complementando trechos de infraestrutura cicloviária já implantados anteriormente.

Na orla da Lagoa da Pampulha, 7,5 quilômetros da ciclovia que atualmente estão na pista de rolamento serão instalados no nível da calçada. “O objetivo é dar continuidade aos 11 km restantes já implantados dessa forma, assegurando mais segurança para os ciclistas”, informou a BHTrans.

Serviço

Para usar as bicicletas compartilhadas, é só baixar o aplicativo Bike BH pelo Play Store ou Apple Store e fazer o cadastro. Acesse e saiba mais no site do BIKE BH. (http://www.movesamba.com.br/bikebh)

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.