Apesar de o boletim epidemiológico da última sexta-feira apontar uma ocupação de 86,9% nos leitos de UTI destinados aos paciente com Covid-19, a prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta segunda-feira a reabertura do comércio não essencial a partir desta quinta. Na avaliação do Executivo municipal, isso só foi possível porque, apesar dos índices ainda elevados, há uma tendência de retração da doença na capital.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, os números desta segunda-feira já são menores do que os da última sexta. A ocupação de leitos de UTI caiu para 81,1%, enquanto a das enfermarias reduziu de 63,5% para 58,9%.
"Na verdade não há incoerência alguma (na reabertura). Primeiro que a ocupação de UTI hoje está em 81,1%, a mesma daquela época (6 de março), mas a tendência daquela época era de curva ascendente, agora é descendente. A tendência da curva é que balisa as nossas decisões. Então, todos os indicadores nos levam à queda. Não há incoerência alguma", enfatizou o secretário.
Assista à íntegra da coletiva na PBH: