O alto número de pacientes com câncer em Belo Horizonte que têm se ausentado do tratamento devido às dificuldades de se locomover até às unidades hospitalares será debatida nesta terça-feira (17) em um seminário aberto na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Com o tema “Direitos do paciente com câncer e a gratuidade do transporte público em Belo Horizonte”, o seminário é organizado pelo núcleo de Advocacy do Comitê “Minas Contra o Câncer” e é aberto à toda população.
A observação de ausência dos pacientes foi notada em levantamento de fevereiro, quando o comitê foi formado pela Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (Asprecam), responsável pelo movimento Mamamiga, e outras entidades. “O objetivo é levantar questões ligadas ao tratamento do paciente e que podem ser facilitadas por meio de políticas públicas. Detectamos como primeira demanda que a ausência é grande devido ao transporte. Isso pode fazer com o paciente tenha consequências graves”, afirmou a presidente da Asprecam, Mônica Bessa.
Ainda segundo Mônica, para além dos efeitos nos pacientes, a ausência é prejudicial aos cofres públicos. “Isso significa que tem um funcionário a disposição que não está atendendo, um equipamento ligado que não está fazendo o seu papel, então é prejuízo”, afirmou.
Durante o seminário, serão realizadas quatro mesas redondas com os pacientes em tratamento. O intuito é informar os pacientes com câncer sobre o direto ao tratamento de qualidade. “O que a gente quer é fomentar a elaboração de uma lei municipal que garanta a isenção tarifária no transporte público de BH para pacientes com câncer e seus acompanhantes”, explicou Mônica.
De acordo com a presidente da Asprecam, grande parte dos pacientes passa por traumas inumeráveis, e apoio da população é crucial para que medida tenha progressão. “O nosso foco é o paciente tratado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que muitas vezes não tem condições financeiras para arcar com esse tratamento, com transporte e alimentação saudável. Tentamos fazer o máximo para dar um pouco de qualidade de vida para esses pacientes”, disse.
Quando: 17 de setembro de 2019 (terça-feira)
Horário: Das 13h às 18h
Onde: Na Câmara Municipal de Belo Horizonte
Endereço: avenida dos Andradas, 3100, Santa Efigênia