Diante da pandemia de coronavírus, as regiões que mais têm chamado a atenção da Secretaria de Estado de Saúde (SES) são o Triângulo Norte, a região sudeste de Minas, além da região metropolitana de Belo Horizonte. Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (26), o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, explicou que, atualmente, estas são as regiões que possuem o maior número de casos confirmados.
Além disso, numa forma de ampliar a capacidade de assistência por parte do Estado, o governo de Minas lançou um edital habilitando os consórcios intermunicipais a ajudarem no combate ao coronavírus. “Queremos recrutar os consórcios para que auxiliem os municípios e o Estado no enfrentamento”, disse Carlos Eduardo.
O titular da SES ainda fez alguns esclarecimentos a respeito da diferença entre notificações por suspeita da covid-19 e dos casos efetivamente confirmados. “Temos acompanhado de perto o crescimento das notificações, porque isso é importante, já que sinaliza como anda o atendimento no Estado como um todo”, disse, enfatizando que as notificações contemplam casos gerais. “Elas representam todos os quadros gripais que são atendidos (na rede de saúde)”, informou.
“É de se esperar que haja uma dissociação entre a notificação e os casos confirmados do coronavírus”, acrescentou, ressaltando que outros exames são feitos para a consolidação final dos dados. Os últimos dados divulgados pela SES apontam que Minas possui 17.409 casos em investigação, 153 confirmados e nenhum óbito.