Grande demanda

Uber entrega picolés, mas alguns usuários ficam sem o mimo

Em Belo Horizonte, solicitação do sorvete foi 5.000% maior do que todas as solicitações por um carro em dias normais

Por Bárbara Ferreira
Publicado em 24 de julho de 2015 | 18:39
 
 
O usuário que solicitasse o Uber Ice Cream iria receber três picolés iguais a este DIVULGAÇÃO/ UBER

Enquanto os taxistas tomaram as ruas em protesto contra o Uber, a marca lançou nesta sexta-feira (24) uma campanha publicitária que previa a entrega de sorvetes para os usuários cadastrados.

Quem conseguiu adorou, mas muitos usuários tentaram durante grande parte do dia e não conseguiram receber o mimo divulgado, que valeria até as 17h.

O artista plástico Carlos Henrique Queiroz de Almeida, 25, é adepto ao Uber, mas na tarde desta sexta tentou por mais de uma hora e não conseguiu receber o sorvete. "Eles estão ganhando público com essa onda cool, porém essa promoção, assim como a passada (das corridas free até cinquenta reais), acabam contemplando pouca gente pelo fornecimento limitado do serviço", afirma.

O Uber informou que já esperava que a demanda seria bem grande e pediu desculpas aos usuários. "Desculpas pois, mesmo esperando alta demanda pelos sorvetes em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, o volume de solicitações nestas cidades superou em muitas vezes o que esperávamos", disse a empresa, em comunicado.

Segundo a empresa, "apenas as solicitações de Uber Ice Cream na cidade de São Paulo estão 600% maiores do que todas as solicitações por um Uber em dias normais. Para Brasília este número é de 500% e para Belo Horizonte, impressionantes 5.000%."

Corridas grátis

A última promoção – e campanha publicitária – do Uber aconteceu no dia 16 de julho.

No #UberLove Day, cada usuário teve direito a três viagens grátis, entre 11h e 18h, no valor de até R$ 50 cada. Mas, assim como na promoção de hoje, aquela apresentou problemas, com demora de até 60 minutos para conseguir um carro e preços acima do normalmente cobrado. Ainda assim, os passageiros aprovaram a ação.

João Batista, 31, saiu do Cidade Jardim, na região Centro-Sul, rumo ao centro. Apesar de ter aprovado a campanha, ele sofreu com alguns problemas técnicos em sua primeira corrida da promoção. “Tive um pequeno problema, porque era para ser gratuito, mas foi cobrado. Então o motorista me disse que estava acontecendo isso às vezes e que eu devia enviar um e-mail para o Uber para que eles resolvessem”.

Por causa da demora, alguns usuários desistiram do #UberLove Day. “Estava no Lourdes e fiquei quase uma hora aguardando. Preferi pegar um táxi”, disse Vinicius Alves, 28. A reportagem também tentou solicitar um carro por meio do aplicativo, mas não conseguiu ser atendida.

O Uber informou naquele dia que teve "um problema de demanda na manhã, o que consequentemente aumentou o tempo de espera". Sobre os clientes que foram cobrados, a empresa disse que o problema foi em decorrência de uma falha técnica, e que todos que contestaram a cobrança foram ressarcidos. Em relação aos valores das corridas, a companhia garantiu que se tratou de um problema rapidamente resolvido.

BHTrans

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte informou que trabalha para combater o transporte clandestino de passageiros. O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas (DER) disse que realiza ações rotineiras e itinerantes com o mesmo objetivo.

Atualizada às 19h13