ATENÇÃO, ESTUDANTES!

UFMG vai voltar às atividades na próxima segunda

Semestre letivo, que foi interrompido por causa das ocupações dos estudantes e da greve dos professores, deve terminar até o dia 16 de fevereiro de 2017

Por AILTON DO VALE
Publicado em 13 de dezembro de 2016 | 22:21
 
 
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Foto: O TEMPO

As atividades na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) serão retomadas na próxima segunda-feira (19) e o semestre letivo de 2016 deve ser finalizado até o dia 16 de fevereiro de 2017.

A readequação do calendário foi realizada em uma reunião, na tarde desta terça (13), convocada em caráter de urgência pelo reitor Jaime Ramírez.

No encontro, o Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da instituição de ensino, ainda determinou que as unidades devem ser desocupadas pelos estudantes até o dia 18 (domingo). 

Veja o calendário:

FOTO: Divulgação/UFMG
Calendário do semestre letivo de 2016 vai até fevereiro de 2017

Além disso, os professores e servidores técnico-administrativos decidiram encerrar a greve geral iniciada no dia 16 de novembro com o objetivo de endossar o movimento dos estudantes que ocuparam os prédios da UFMG contra a PEC do Teto - aprovada em segundo turno pelo Senado nesta terça.

"Diante da diversidade da situação de cumprimento do calendário acadêmico, a decisão do Conselho Universitário foi de indicar data de retomada e de finalização das atividades acadêmicas. Respeitados esses prazos, caberá às Congregações das Unidades Acadêmicas adequar seus calendários locais de acordo com suas necessidades específicas, em consonância com o calendário da Universidade", informou a UFMG, em nota.

Atualmente a UFMG conta com mais de 3.000 professores efetivos, segundo informou o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh). Com a greve quase 49.000 estudantes matriculados na instituição foram afetados.