Tensão

Vídeo: helicóptero com duas pessoas cai em pátio de supermercado de Contagem

Uma das vítimas é tenente do Corpo de Bombeiros e a outra instrutor civil; queda foi amortecida por árvores

Por Alice Brito
Publicado em 19 de fevereiro de 2023 | 10:55
 
 
Caso aconteceu no bairro Kennedy (Arpoador), na manhã deste domingo de Carnaval Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Um helicóptero caiu, em uma àrea de mata que pertence ao pátio de distribuição de um supermercado localizado na Avenida das Américas, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã deste domingo (19). No momento do acidente o Centro de Distribuição funcionava em escala reduzida. 

 De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas estavam na aeronave no momento da queda. Ambas conseguiram deixar sozinhas o helicóptero e tiveram somente ferimentos leves -  um deles sofreu um ferimento na mão enquanto o outro não se feriu. Os homens foram encaminhados para hospitais de Belo Horizonte  para a realização de exames clínicos.  

Ainda conforme os bombeiros, o helicóptero havia acabado de decolar e apresentou perda de potência. A queda foi controlada e amortecida pelas árvores. O voô se tratava de uma instrução,  ou seja, de treinamento para formação. Uma das vítimas é tenente da Companhia de Rádiopatrulhamento Aéreo. A outra é um instrutor civil.

Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a aeronave é da Escola de Pilotagem Ltda (EFAI), que tem a base no bairro Campina Verde, em Contagem, próximo ao local do acidente. Ainda conforme a polícia, "a escola de pilotagem foi contratada pela PMMG para executar a formação inicial de oito pilotos da instituição", pontuou um trecho da nota. 

A escola de pilotagem afirma que a aeronave está com seu certificado de aeronavegabilidade válido e estava sendo operada dentro dos limites de peso e balanceamento para as condições do momento do acidente. "Os pilotos estão com as respectivas habilitações e certificado médico aeronáutico também válidos", afirmou um trecho da nota.  

A investigação para apontar as causas do acidente será realizada pela perícia do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Ceinpa), que também foi acionada.


Preocupação: Supermercado BH revela que este não é o primeiro acidente nas instalações da empresa

Em nota, o Supermercados BH informou que este não é o primeiro acidente nas instalações da empresa. A causa dos constantes acidentes seria a alta frequência de voos de uma escola de pilotagem nas imediações do centro de distribuição."Este não é o primeiro acidente nas instalações da empresa. Há poucos meses o local foi afetado por outras duas aeronaves. A causa destes constantes acidentes se dá pela alta frequência de voos gerados pela atuação de uma escola de pilotagem nas imediações do Centro de Distribuição."

 


Confira na íntegra a nota do Supermercados BH 

“Na manhã deste domingo (19) um helicóptero caiu na área de proteção ambiental do Centro de Distribuição do Supermercados BH, localizado em Contagem. O Corpo de Bombeiros e a CENIPA foram acionados e já atuam para entender as causas do acidente. Felizmente não houve vítimas fatais.


Este não é o primeiro acidente nas instalações da empresa. Há poucos meses o local foi afetado por outras duas aeronaves. A causa destes constantes acidentes se dá pela alta frequência de voos gerados pela atuação de uma escola de pilotagem nas imediações do Centro de Distribuição.

A região onde está localizada a pista de pouso desta escola possui grande fluxo de veículos e trabalhadores que atuam em diversos empreendimentos das adjacências. Somente nas instalações do Centro de Distribuição do Supermercados BH circulam diariamente centenas de pessoas e veículos que contribuem para o abastecimento das mais de 260 lojas da rede.

O presidente do Supermercados BH, maior rede supermercadista de Minas Gerais e quinta maior do país, Pedro Lourenço de Oliveira manifesta grande preocupação com a situação e teme por uma fatalidade. ‘A empresa protocolou junto aos órgãos competentes e à ANAC um requerimento para verificação das condições de risco e legalidade do local e até o momento não obteve retorno. É imprescindível que providências sejam adotadas para evitar uma tragédia’, reforça Pedro Lourenço”.


Confira a nota na íntegra da Polícia Militar

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informa que neste domingo (19), por volta das 09h10, no heliponto da Escola de Aviação Civil (EFAI), localizada em Contagem, a aeronave de prefixo PR-EFA, modelo SCHWEIZER 300 CB, de propriedade da Escola de Aviação, e tripulada por um Instrutor de voo civil e por um militar do COMAVE, que passava por uma instrução prevista no programa de treinamento para formação de piloto da EFAI, se envolveu em acidente aeronáutico durante a decolagem para um voo.

A aeronave teve uma perda de altitude, vindo a colidir em região de mata, próxima ao heliponto. O instrutor não sofreu ferimentos e o militar apenas arranhões leves nas mãos.

A PMMG informa, ainda, que a investigação do acidente será realizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira (FAB), e que o COMAVE já enviou um oficial, investigador de acidentes, e um oficial, chefe da Seção de Manutenção de Aeronaves, para acompanhar os procedimentos no local. A EFAI foi contratada pela PMMG para executar a formação inicial de oito pilotos da instituição.


Confira a nota na íntegra da escola de aviação

EFAI– Escola de Aviação Civil Ltda, vem a público informar sobre o acidente ocorrido na manhã de hoje, 19 de fevereiro de 2023, com um helicóptero de Instrução Aérea da Empresa. Durante uma atividade de instrução de voo, o helicóptero de matrícula PR-EFA sofreu um acidente logo após a sua decolagem da localidade SNHN, por problema ainda não identificado e que será fruto de investigação pelo órgão competente.
 
A aeronave sofreu danos graves, contudo, a integridade física dos ocupantes, o Instrutor de Voo Geraldo Gonçalves Teixeira e o Aluno Daniel Lucas Lyra Ramos, foi preservada, tendo os dois saído ilesos do ocorrido. A EFAI está prestando a assistência necessária aos envolvidos e todos os meios já foram acionados. A segurança dos nossos alunos é sempre a nossa prioridade e estamos trabalhando incansavelmente para garantir que todos os protocolos de segurança sejam rigorosamente seguidos. 

O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA III foi informado e está preparando uma equipe para se deslocar do Rio de Janeiro (sua sede) para Contagem com o objetivo de realizar a ação inicial no local do acidente, atividade que deverá ocorrer ainda hoje. Em conjunto com a Polícia e o Corpo de Bombeiros da região, a EFAI providenciou a guarda do local como forma de preservar indícios que certamente irão auxiliar na investigação.

 A aeronave está com seu certificado de aeronavegabilidade válido e estava sendo operada dentro dos limites de peso e balanceamento para as condições do momento do acidente. Os pilotos estão com as respectivas habilitações e certificado médico aeronáutico também válidos. Por fim, reiteramos que a EFAI é um Centro de Instrução de Aviação Civil comprometido com a formação de pilotos de helicópteros e com a excelência em todas áreas de atuação. Seguiremos atuando com seriedade, transparência e responsabilidade, mantendo sempre o nosso compromisso com a segurança e com a formação de profissionais competentes e comprometidos.

Um helicóptero caiu em uma área de um supermercado em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã deste domingo (19). Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, havia duas pessoas na aeronave, e somente uma delas teve um ferimento leve na mão. pic.twitter.com/AhYzy3Y8Lj

— O Tempo (@otempo) February 19, 2023