TECNOLOGIA

5G em BH: qual a velocidade da rede que deve chegar a BH nas próximas semanas?

Nova tecnologia já está operando em Brasília e promete uma estabilidade e velocidade maior do que no 4G

Por O TEMPO
Publicado em 09 de julho de 2022 | 15:00
 
 
Antena 5G são mais simples e menores do que as da 4G, pode sem instalada em prédios, bancas e outros lugares Foto: Tim/Divulgação

A rede 5G estreou nesta semana em Brasília e Belo Horizonte deve ser uma das próximas capitais do Brasil a receber a nova tecnologia que promete entregar 10 vezes mais velocidade do que a 4G. Para que o sinal da tecnologia chegue de fato em BH, o prefeito Fuad Noman ainda precisa sancionar um projeto de lei, que já foi aprovado na Câmara Municipal, e deve ser enviado ao Executivo até a próxima terça-feira (12) para apreciação

Mas, de fato, a população pode esperar mais velocidade e estabilidade nas conexões em celulares com a chegada do 5G em BH? Pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, José Luiz Nunes explicou que, assim como ocorreu com o 4G, que permitiu o acesso em maior escala a vídeos na rede móvel, o 5G vai melhorar a estabilidade para conteúdos que demandam mais banda, como vídeos gravados e serviços de streaming.  

“Algumas coisas devem ficar melhores. Serviços de streaming, videochamadas com essa nova rede devem funcionar melhor”, aposta. O pesquisador ressalta que testes iniciais do 5G mostraram que a velocidade chega a ser dez vezes mais rápida que o 4G. “É uma conexão perto do total possível e oferecido em pacotes de banda larga em termos de velocidade”, compara José. 

Para quem estiver utilizando a internet nas ruas, caso haja estabilidade do sinal, a velocidade inclusive pode se assemelhar ao que é obtido com as redes wifi. Outra promessa do 5G é garantir uma conexão mais rápida e estável em grandes eventos, como shows e jogos de futebol, em que a grande quantidade de pessoas tentando utilizar a rede acaba gerando um estresse e problemas de conexão no 4G. 

“O 5G, quando estiver de fato instalado, vai operar em frequência diferente. Inclusive tinha sobreposição sinal com antenas parabólicas e por isso foi encerrada a transmissão em TV aberta por esses equipamentos para evitar sobreposição de frequência”, detalha o pesquisador.