Visão

A importância do gestor de projetos durante uma crise

Profissional é responsável por planejamento, execução e acompanhamento dos projetos da empresa

Por Renata Abritta
Publicado em 10 de janeiro de 2016 | 03:00
 
 
As empresas com visão a longo prazo têm grandes chances de estar à frente da concorrência quando a crise passar Foto: Editoria de Arte

Em tempos complicados para a economia, a figura de um profissional com habilidade de solucionar problemas, inovar e ser colaborativo, se torna cada vez mais essencial na cultura das empresas brasileiras. Estamos falando do gestor de projetos, cuja responsabilidade abrange tanto o planejamento quanto a execução e o acompanhamento de um projeto.
 
“Diante das mudanças tecnológicas e econômicas em ritmo acelerado, esse profissional faz parte do rol de atores extremamente estratégicos para qualquer instituição pública ou privada. Ele é um profissional multidisciplinar e apresenta grande vantagem sobre as outras carreiras, pois tem a flexibilidade de atuar em diferentes segmentos”, conta a vice-presidente do Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute) de Minas Gerais - PMI-MG, Myrian Moura.
 
Segundo o diretor do PMI-MG, Leandro Siqueira, apesar do pessimismo das empresas diante da crise, é preciso pensar a longo prazo. “Por conta dessa retração no mercado é mais provável que as empresas cortem projetos em vez da produção. Mas em momentos como esse é necessário viabilizar mudanças. O empresário precisa fazer projeções para o futuro e deve estar ciente de que esse cenário de instabilidade econômica um dia vai acabar. Se tiver um pensamento estratégico ele vai manter o projeto e estará muito à frente da concorrência quando essa crise passar”, afirma.
 
Profissional. “Há duas décadas, gerenciar projetos era tipicamente ‘um desvio de função’ e boa parte dos profissionais naquele momento se formou na prática, pela necessidade de realizar projetos nas organizações. Se temos projetos em todas as áreas, temos oportunidades para esta atuação para profissionais dos mais variados tipos”, explica o presidente do PMI-MG, Ruan Almeida. 
 
Segundo ele, é fundamental que essas pessoas gostem do trabalho colaborativo, pois em 99% das vezes é realizado por equipes multidisciplinares. “Elas devem lidar bem com mudanças e com as incertezas naturais deste processo, assim como solucionar problemas de maneira inovadora, mas organizada e sistematizada, o que implica em desenvolver continuamente suas habilidades”, acrescenta.
 
Um gerente de projetos pode atuar em vários setores diferentes. “As habilidades de gestão não estão limitadas a um único segmento ou tipo de projeto, o que torna esse profissional muito flexível para atuar no mercado. Embora sejam mais conhecidos nas áreas de tecnologia e engenharia, cada vez mais percebe-se a diversificação da atuação desses profissionais nas empresas”, explica Almeida.
 
Anote na Agenda
Congresso. Em 2016, Belo Horizonte vai sediar mais uma edição do Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos – o maior da América Latina. O evento será realizado de 13 a 15 de junho, no Hotel Ouro Minas, e contará com diversos workshops, além da presença de renomados palestrantes. A iniciativa é do Instituto de Project Management Institute de Minas Gerais e da comunidade nacional da entidade. A expectativa dos organizadores é receber mais de 1.200 congressistas nos três dias de evento, que é realizado integralmente por profissionais de gestão de projetos voluntários.