Cerca de 240 mil aposentados ou afastados preliminarmente, que são vinculados ao governo de Minas, devem participar da segunda etapa do 1º Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG), realizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). A primeira etapa foi realizada com pensionistas.

Com início nesta segunda-feira (8), o censo é realizado para que o governo de Minas possa manter as informações previdenciárias atualizadas e compatíveis com a base de dados nacional gerida pelo Ministério da Previdência Social.

Este é um procedimento obrigatório e deve ser realizado on-line, por meio do link disponível no site do instituto, Coprev ou ainda no Portal do Servidor. Com o quantitativo significativo, o público foi dividido em escalas, conforme o mês de aniversário:

  • Aniversariantes de janeiro a março – período de realização do Censo: 7/8 a 4/9
  • Aniversariantes de abril a junho – período de realização do Censo: 18/8 a 14/9
  • Aniversariantes de julho a setembro – período de realização do Censo: 8/9 a 5/10
  • Aniversariantes de outubro a dezembro – período de realização do Censo: 26/9 a 23/10

Na plataforma, o aposentado terá até 23/10/2023 para validar seus dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe, estado civil, condição de saúde) cadastrar o endereço, informar número de celular e e-mail, ainda, incluir os dados dos dependentes previdenciários.