Os lojistas da capital mineira estão com boas expectativas em relação às vendas para o Dia dos Pais. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), estima-se que a movimentação em torno da data irá injetar na economia de Belo Horizonte R$ 1,68 bilhão durante o mês de agosto. O montante representa um crescimento de 1,02% em relação ao mesmo período de 2021.
A pesquisa mostra que 52,8% (cerca de cinco a cada dez) dos lojistas acreditam que as vendas da temporada serão melhores ou muito melhores em relação ao mesmo período do ano passado. Já 36% esperam resultado semelhante ao do último ano e 10,8% acham que será pior e 0,3%, muito pior.
Os comerciantes ouvidos apostam que os utensílios domésticos e os acessórios deverão ser os presentes mais procurados para o Dia dos Pais.
Pagamento à vista
A maioria dos comerciantes entrevistados (59,9%) acredita que o pagamento à vista deve ser a principal forma de pagamento. Para eles, os consumidores devem quitar as compras pagando da seguinte forma: à vista no cartão de crédito (33%), cartão de débito (13,5%), PIX (12,8%), dinheiro (0,3%) e à vista no cartão da própria loja (0,3%).
Foco nas redes sociais
Para chamar a atenção dos consumidores para a data, 62,3% dos lojistas pretendem investir em algum tipo de ação publicitária. As redes sociais, em especial o Instagram, serão utilizadas por 65% dos comerciantes. O WhatsApp por 41,8%, e o Facebook por 37,4%.
Os tradicionais cartazes e faixas nas vitrines deverão ser usados por 47,8% dos comerciantes. Já a divulgação em sites próprios representa 42%.
“A expectativa é que o lojista aproveite o Dia dos Pais para se preparar para as outras datas do semestre como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Esse é o momento para entender o consumidor, o que ele está buscando, as formas de pagamento preferidas e o que ele espera do atendimento e dos produtos oferecidos. O comerciante que souber aproveitar a data para estudar esse comportamento, poderá ter resultados mais satisfatórios ao longo dos próximos meses”, finaliza Marcelo de Souza e Silva.