Consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes e comprar já não se baseia apenas no ato de desejar, mas de entender se determinado produto ou serviço irá realmente atender às expectativas. A avaliação é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), com base em pesquisa que aponta que 77,2% dos mineiros consideram avaliações na internet na decisão de comprar algo.

Segundo o levantamento, 51,8% dos mineiros gostam de fazer suas compras tanto presencialmente quanto pela internet. Já sobre o canal de comunicação mais eficaz para influenciar a decisão de compra, as redes sociais aparecem em primeiro lugar (78,2%), seguido por e-mail marketing (10,5%), rádio (5,7%) e TV (5,6%).

"A internet trouxe a facilidade de se pesquisar e de se informar sobre tudo, com poucos cliques. E isso mudou completamente o comportamento do consumidor. Entre tantas opções de produtos e serviços, ele agora quer saber a opinião de outros para validar suas percepções e, só então, efetivar ou não sua compra. E isso vale tanto para lojas físicas quanto online”, avalia o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.

Ainda de acordo com a pesquisa, as promoções e descontos são os fatores que mais motivam os mineiros a comprar (43,3%). Datas comemorativas (17,5%), redes sociais (13,9%) e publicidade atraente (12,4%) também aparecem como bons estímulos ao consumo. Vale ressaltar que, segundo os dados, apenas 5,2% dos entrevistados disseram que são motivados a consumir por necessidade.  “Isso demonstra que uma boa promoção sempre vai atrair o cliente. Por isso, vale a pena o lojista investir em descontos. Assim, além de ampliar suas vendas, ele terá oportunidade de girar seu estoque”, destaca Vinícius Silva.

Na hora de escolher uma loja, produto ou serviço, o preço (40,3%) e o atendimento (32,7%) são os aspectos mais importantes na opinião dos consumidores do Estado. Fatores que também podem motivá-los desistir da compra. De acordo com o levantamento, 37,7% dos mineiros abdicam de uma compra por falta de um bom atendimento, enquanto 25,6% podem desistir em função de preços mais altos. Prazo de entrega (17,7%) também aparece como ponto negativo.

“Esses dados nos mostram a importância de os lojistas estarem atentos a esse novo perfil de consumo e a todo o processo de experiência de compra. Se o consumidor comprou algo ou contratou algum serviço e gostou, há grandes chances de que ele compartilhe e espalhe essas boas experiências para que outros possam vivenciá-las também. Pelo contrário, se a experiência foi ruim, as chances de compartilhá-la por meio de reclamações e registros em redes sociais aumentam ainda mais”, analisa o economista da FCDL-MG.

“Atrair o consumidor e, ao mesmo tempo, proporcionar a melhor experiência possível no processo de consumo é um desafio para o lojista e exige que o setor de comércio e serviços se reinvente a cada dia”, completa.