#Foco2019Aquila

Gestão ajuda cidade a poupar R$ 200 milhões

Evento mostra como todos setores se beneficiam da boa administração

Qui, 01/11/18 - 03h00

O problema do Brasil não é a falta de dinheiro, mas de gestão. Essa foi a constatação de gestores que participaram do #Foco2019 Aquila, evento anual da consultoria especializada em gestão Grupo Aquila, nesta quarta-feira (31), em Belo Horizonte. Bons exemplos foram destacados no evento, como a experiência de Manaus, que conseguiu, em plena crise, gastar menos e melhorar.

A secretária de educação de Manaus, Kátia Schweickardt, falou da importância da gestão, que fez com que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tivesse um salto. A educação de Manaus, nos anos finais do ensino fundamental, saiu do 18º para o 9º lugar no ranking.

Ela conta que implantar a gestão na educação não foi tarefa simples, pois tinha que sensibilizar as pessoas. “Para muita gente, a preocupação era que as escolas oferecessem merenda e fossem lugares seguros para deixar as crianças. Praticamente não havia preocupação com a qualidade da educação”, relembra.

Além do desafio de convencer os servidores, outra dificuldade, segundo ela, era a dimensão da rede de escolas. No caso do ensino básico, é a terceira maior do país, com 238 mil alunos e cerca de 500 instituições.

“As distâncias são um dos desafios. Para chegar em algumas escolas, são três horas de barco”, acrescenta a gerente de projetos Aquila Amazonas, Michele Barreto. Ela explica que o salto no índice de educação da capital do Amazonas foi fruto da metodologia de Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide Avançada).

Ela frisa que a melhoria na educação em Manaus aconteceu durante um período de crise na economia, que fez com que as escolas públicas recebessem ainda mais estudantes. Diante dos bons resultados, a Prefeitura de Manaus estendeu a parceria com o Grupo Aquila para outras secretarias, como a de Finanças. “A prefeitura economizou cerca de R$ 200 milhões sem cortar uma lâmpada”, diz Michele.

O prefeito da cidade de Olímpia (SP), Fernando Augusto Cunha, é um defensor dos investimentos em gestão. “É o pulo do gato”, diz. Para ele, o maior problema dos municípios brasileiros é a falta de gestão pública. Ele conta que, com o suporte do Grupo Aquila, em um ano e meio conseguiu reduzir os custos operacionais da prefeitura.

 

Mineradora ganha em produtividade

Investir em gestão dá resultado, segundo empresários que participaram nesta quarta-feira no #Foco2019Aquila no Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

Roberto Piragibe, gerente geral da Jaguar Mining Inc. – mineradora canadense com operações concentradas na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais –, conta que a parceria com o Grupo Aquila começou em 2016 em uma das minas. Hoje, o trabalho da consultoria especializada em gestão está presente em todos os complexos. “Um dos projetos do Aquila foi de aumento de produtividade dos equipamentos de subsolo”, diz.

O sócio da Frooty, Marcelo Cesana, conta que com o crescimento da empresa de Poços de Caldas, no Sul de Minas, ele percebeu a necessidade de um trabalho profissional de gestão.

Para o deputado estadual de São Paulo Mauro Bragato, a gestão é importante na aplicação dos recursos públicos. E é justamente a gestão pública de qualidade que faz diferença na vida das pessoas, acrescentou a jornalista Ana Paula Padrão, garota-propaganda do Grupo Aquila.

Índice

Solução. O Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma ferramenta que pode ajudar na melhoria da gestão dos municípios, foi um dos destaques, nesta quarta-feira, do #Foco2019Aquila.

Mudando vidas

“Quando cheguei na Secretaria de Educação, percebi que havia foco no trabalho. No começo não foi fácil falar de gestão, pois a gente tinha que sensibilizar as pessoas. Eu aprendi que os números são importantes, quando dão significado para a vida das pessoas.”

Kátia Schweickardt

Secretária de Manaus

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.