A tradicional liquidação do Lápis Vermelho em shoppings de Belo Horizonte já tem data definida para este ano: de 12 a 15 de janeiro. BH Shopping, Pátio Savassi e DiamondMall participam da ação promocional, que é realizada nacionalmente pela Multiplan. Grande parte das lojas adere à campanha e os descontos chegam até a 70% nos estabelecimentos.
Nesta primeira semana de janeiro, o comércio da capital mineira ainda está sendo movimentado pelas trocas dos presentes de Natal. No entanto, o mês é marcado por diversas outras iniciativas entre os lojistas, que oferecem promoções tentadoras para o consumidor.
Segundo Ana Paula Bastos, economista da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a expectativa é de crescimento em relação às vendas de janeiro do ano passado. Ela conta que o período é uma ótima oportunidade tanto para empresários quanto para consumidores. “É hora de colocar em oferta e fazer dinheiro com os produtos que estavam parados desde a Black Friday, especialmente vestuário, já que novas coleções vão entrar. Mercadoria parada é dinheiro parado. E os consumidores podem consumir com desconto”, explica.
A média de desconto, de acordo com Bastos, é de 50%, “mas há lojas que oferecem de 70% a 80%”, explica. E, como tudo entra em promoção, a economista observa que é importante que os clientes consumam de forma consciente; com planejamento. “Hoje já não tem muito essas pegadinhas. A internet democratizou a informação. Então, as pessoas pesquisam o preço na hora de comprar e vão à loja para ver se tem desconto”, analisa. Mas segundo a economista, é importante conferir se não há juros na compra a prazo.
“Se tem dinheiro para comprar à vista, o ideal é comprar à vista. Se é um bem de maior valor, pode dividir, mas observe não só a prestação, mas o impacto no seu orçamento como um todo”, aconselha Bastos.