Comércio

Lojas de BH aderem à Semana do Brasil e dão descontos de até 80%

A expectativa dos comerciantes é de crescimento de 25% nas vendas em setembro

Por Letícia Fontes
Publicado em 06 de setembro de 2019 | 08:35
 
 
Descontos podem chegar 80% Foto: Fred Magno/O TEMPO

A movimentação no comércio no centro de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (6), está sendo bem diferente do esperado. Sem filas e sem tumulto, a Semana do Brasil começou com movimentação bem abaixo do esperado.

Até o próximo dia 15, mais de 4.600 empresas vão participar da campanha do governo federal, que propõe dez dias de descontos e promoções nos setores de comércio e serviços do país. A semana de descontos começou nesta sexta, quando algumas lojas abriram às 6h.

A expectativa dos comerciantes é de crescimento de 25% nas vendas em setembro. Os descontos podem chegar a 80%.

De acordo com o gerente regional da Via Varejo, responsável pelas lojas Casas Bahia e Pontofrio, a data traz otimismo, porque setembro é um mês geralmente morno e de desempenho fraco das vendas.

“Assim como Black Friday começou, a data não é de conhecimento de todos os consumidores. Mas é uma boa oportunidade de crescimento e, da semana, de se consolidar”, afirmou. 

Assim como na Black Friday, as principais lojas de e-commerce estão participando do evento, entre elas Grupo Pão de Açúcar, Havan e Ricardo Eletro.

As Casas Bahia oferecem descontos de até 80% nas vendas online para todas as categorias de produtos e de até 70% nas lojas físicas. Já o Ponto Frio, oferece descontos de até 70% nas vendas online e nas lojas físicas.

As Óticas Diniz também vão participar da campanha, oferecendo descontos de até 70% em óculos de grau e de sol durante toda a Semana do Brasil, apenas nas lojas físicas.

Os shoppings de Belo Horizonte também vão aderir à campanha. No Shopping Del Rey, 39 lojas estão inscritas até o momento, como Fast Shop, Riachuelo, Pernambucanas, Polo Wear e Leader.

No BH Shopping, DiamondMall e Pátio Savassi, lojistas também estão aderindo à iniciativa. 

As promoções, no entanto, não se restringem ao e-commerce e abrangem diversas categorias de produtos. A lista completa dos estabelecimentos participantes está disponível no site da campanha.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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Enganação ou bom negócio? 

A dona de casa Maria Rosa Duarte, de 39 anos, saiu cedo de casa para verificar os descontos, mas não estava satisfeita com os valores. “Na internet é muito mais barato, fiquei decepcionada. Comprei uma geladeira há seis meses e paguei R$ 1.600. Agora, a mesma geladeira está R$ 2.400. Não achei grande coisa”, contou decepcionada. 

O auxiliar de limpeza Ermelindo dos Santos, de 46 anos, estava indo para o trabalho e resolveu conferir os preços. “Os maiores descontos são em peças de mostruário, até vale a pena, mas não sei se minha esposa vai gostar da geladeira, porque ela é muito detalhista”, brincou. 

Dicas 

Como saber se um produto online está realmente o mais barato?  Algumas lojas podem aumentar os preços de seus itens à venda antes do período da campanha. Por isso, é importante conhecer a média de preço de um produto.

Os usuários do Chrome contam com extensões, como Mais Barato PROTESTE e Vigia de Preço, que comparam o histórico de preços de um produto para informar se o valor atual é realmente baixo.

O site “Compare TechTudo” também oferece um sistema de busca que mostra sempre o preço mais barato de um produto. Além disso, é possível visualizar o histórico de preços e