Investimento

Rede Giraffas vai abrir mais quatro restaurantes em Minas

A marca está presente em 130 cidades e possui mais de 400 unidades em todo o país

Qui, 04/04/19 - 03h00

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O Giraffas – rede de refeições nascida como um trailer de sanduíches em Brasília (DF), em 1981 – tem a expectativa de inaugurar 40 restaurantes franqueados até o fim do ano, sendo quatro deles em Minas Gerais, um Estado considerado estratégico para a expansão da marca. Do investimento de R$ 70 milhões, o Estado receberá R$ 10 milhões, e as unidades serão inauguradas até novembro deste ano. “Ainda estamos em processo de negociação, não podemos revelar em quais cidades serão as novas franquias”, explica Eduardo Guerra, diretor de expansão e implantação do Giraffas.

A marca, que está presente em 130 cidades e tem mais de 400 unidades no país, já apresentou faturamento na casa dos R$ 115 milhões somente no primeiro bimestre deste ano. Para o executivo, os números positivos já demonstram que o ano de 2019 será muito bom para a rede.

São 11 lojas no Estado atualmente e cerca de 187 empregos diretos em Minas Gerais, fora os fornecedores e serviços prestados por terceiros. A média atual é de 17 funcionários diretos por loja. Além disso, conta com a atuação de terceiros em fornecedores locais de hortifrúti e serviços de manutenção, entre outros.

Novo patamar

Guerra diz que pretende que Minas Gerais chegue ao patamar de Brasília, onde o Giraffas é sinônimo de qualidade a baixo preço. “Essas quatro novas unidades em Minas são apenas mais um passo nessa trajetória”, acredita.

Para Guerra, a visão da rede em relação ao Estado, como negócio, é de um território muito importante, e o objetivo é aumentar a atuação, gradual e continuamente, nos próximos anos. “Minas é um dos maiores e mais importantes do Brasil. Minas sempre foi muito importante para o desenvolvimento econômico nacional, além de ser o berço de algumas das figuras históricas mais importantes do país. Minas Gerais tem uma riqueza cultural que raramente se encontra no mundo, além de um povo gentil, cativante e trabalhador”, observa.

Sobre a posição do Estado no ranking de resultados da empresa, Guerra admite que o Giraffas ainda conta com poucas lojas, em comparação com outras regiões em que a companhia atua. “Por Minas ser um dos principais Estados do país, acreditamos que, com os investimentos programados para os próximos anos, alcançaremos os objetivos de nosso projeto de expansão para o território”, afirma o executivo.

Maturação

Retorno. Em média, são 36 meses para que o franqueado tenha retorno do seu investimento. Atualmente, o tíquete médio de quem frequenta um restaurante Giraffas está na casa dos R$ 27.

Alguns modelos

Loja de rua

Taxa de franquia de R$ 60 mil e custo de instalação a partir de R$ 650 mil.

Loja de shopping

Franquia de R$ 60 mil e instalação a partir de R$ 550 mil.

Loja-contêiner

Franquia de R$ 60 mil e instalação a partir de R$ 550 mil.

Quiosque

Taxa de franquia de R$ 20 mil e custo de instalação com preço em desenvolvimento.

 

Minientrevista

Eduardo Guerra

Diretor de Expansão e Implantação do Giraffas

Como a rede Giraffas começou?

O Giraffas foi fundado em 1981, em Brasília. O CEO do Grupo Giraffas, Carlos Guerra, foi também o fundador da rede, que começou como um trailer de sanduíches na capital federal.

Qual a avaliação em relação ao novo momento político do Brasil?

O Giraffas acredita na liberdade de seus colaboradores, e a empresa não tem qualquer posicionamento político. Nosso papel é o de entender o mercado e nos preparamos para todos os possíveis cenários que possam se desenhar na economia do país, de acordo com sua liderança política. Tendo isso em mente, estamos percebendo um reaquecimento em alguns setores da economia, que vem desde o ano passado, e isso tem se refletido positivamente nos nossos negócios. O Giraffas fechou fevereiro com crescimento de 6,8% em relação ao mesmo mês de 2018, o que marcou o sétimo mês consecutivo de crescimento da rede. Em janeiro, o crescimento foi de 9,9%, e só no primeiro bimestre tivemos faturamento na casa dos R$ 115 milhões. Todos esses indicativos nos fazem acreditar em um ano de 2019 muito bom, por isso é o momento de investir em novos negócios, em aprimorar unidades mais antigas, em tecnologia, inovação para o cardápio e marketing.

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