Queijo com chutney, macarrão com curry e omelete com achaar... Nem de longe o indiano Rohit Yashodhar Saliyan, de 25 anos, podia imaginar a mistura que o brasileiro faria com suas receitas tradicionais de molhos prontos, conservas e chutneys. O empreendedor, de Mumbai, chegou ao Brasil em 2020 e fundou a Lapalap, inspirada em receitas de família e tradicionais do país.
“Já vimos até acarajé com o antepasto de alho e sushi com a conserva agridoce de cebola. Isso reflete o quanto o brasileiro é aberto a novos sabores e, para mim, pessoalmente, é motivo de muito orgulho começar a fazer parte desse caldeirão de influências”, dizo empreendedor, que mora em Belo Horizonte.
Saliyan esteve no Brasil pela primeira vez em 2019 e retornou ano seguinte, dias antes do primeiro caso notificado de Covid-19 no Brasil. Com voos cancelados e restrição ao trânsito internacional pela pandemia, ele acabou estendendo seus dias por aqui. Para pagar suas contas e matar a saudade da comida de sua mãe, ele começou a vender comida indiana no iFood. “Mas foi nos produtos embalados que enxerguei uma oportunidade maior, pois permitiria entregar em qualquer lugar do Brasil”, explica.
Queijo Minas com chutney de tomate com castanha de caju
Receita de família é “segredo” da marca
A Lapalap tem hoje 11 formulações, que compreendem cinco molhos prontos, quatro conservas e dois chutneys. Os campeões de venda são a conserva agridoce de cebola e o chutney agridoce de tomate com castanha-de-caju. A receita tradicional de família é o diferencial da marca, segundo Saliyan. “Meu chutney de manga é diferente dos encontrados nos restaurantes, porque é uma receita que passou de geração para geração de forma oral. As pessoas acham receitas, mas não o mesmo sabor. Tem conhecimento ancestral”, explica o indiano.
Ele acredita que seu trabalho com o pai na loja de relógio acabou favorecendo suas criações gastronômicas. “É parecido com a cozinha: tem partes pequena, é preciso ter cuidado para saber onde colocar. Na comida indiana, uma mínima quantidade pode fazer grande diferença: estragar ou melhorar”, explica.
Cada pote de 240g dos produtos da Lapalap é vendido entre R$ 30 e R$ 36 nas feiras, mas também há preços especiais para revenda. Até o dia 1° de maio, a marca participa do Minas Tchê, evento que está sendo realizado na Serraria Souza Pinto, no centro de Belo Horizonte.
A marca está passando por uma mudança visual nos rótulos e também disponibilizando potes menores, demanda recorrente dos clientes. “Além disso, tem vários sabores sendo desenvolvidos e que serão, em breve, anunciados”, conta Saliyan .
Entre os clientes da Lapalap, estão pessoas que gostam de comer bem e que curte experimentar novos sabores, conta Saliyan. “Veja que, com ‘comer bem’, eu quero dizer comer coisas gostosas mas, principalmente, comer comidas saudáveis. A gente não usa nenhum tipo de conservante químico ou composto no preparo. Até mesmo as massalas (temperos) que a gente usa são produzidas por nós, para garantir a qualidade e o padrão”, destaca.
Saliyan conta que, no início, foi difícil encontrar ingredientes de qualidade em BH para fabricar seus produtos. “O tempero vendido em pó tem muita coisa misturada: pós de fubá, de milho… A pimenta preta tem diferentes cheiros”, lembra. O cozinheiro acabou encontrando tudo o que precisava, fresquinho, com um fornecedor do Ceasa-MG, que importa direto da Índia. “Tem que ser fresco, se não, perde o sabor, a alma do tempero”, defende.
De 2021 para 2022, Saliyan conta que as vendas triplicaram: “muito em virtude do retorno de feiras e eventos”. Atualmente, a marca vende cerca de 500 potes mensais. “Para 2023, vamos continuar fazendo as feiras e também intensificar o trabalho com as lojas parceiras. Além disso, implantamos uma loja online e estamos preparados, do ponto de vista de logística, para comercializar no Brasil todo. Com isso, esperamos que as vendas dupliquem com relação a 2022”, projeta o empreendedor.
Lapalap
O quê? Molhos prontos, conservas e chutneys a partir de R$ 30.
Onde encontrar? Você pode comprar pela loja online, feiras ou lojas parceiras. No site há um mapa com os endereços completos: delichat.com.br