A série de matérias “Os Reconstrutores”, publicada pela editoria de economia de O Tempo, foi ganhadora do 16º Prêmio Abecip de Jornalismo na categoria Responsabilidade Social na Construção Civil. O prêmio é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip)
A entrega da edição deste ano do Prêmio Abecip de Jornalismo acontece no próximo dia 31, em São Paulo.
Assinadas pelas repórteres Queila Ariadne e Ludmila Pizarro, as duas matérias tratam da contratação de mão de obra para a construção de estruturas, como diques e muros, para conter efeitos da tragédia na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana, e para evitar outro rompimento na barragem Sul Superior, em Barão de Cocais, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A primeira reportagem, intitulada “Necessidade de emprego supera medo de rompimento”, foi publicada em 26 de junho. A segunda, “Vale contrata 2.500 pessoas para conter efeito da tragédia”, foi publicada no dia 27 do mesmo mês.
“É muito gratificante receber um reconhecimento de tanta tradição, principalmente porque a matéria retrata um tema tão evidente para todos nós, que é a reconstrução de Brumadinho depois da tragédia; e a expectativa vivida em outras cidades com barragens em risco, como Barão de Cocais”, destaca a vencedora do prêmio Queila Ariadne.