Álcool em gel para funcionários e para clientes, carrinhos higienizados durante todo o dia, demarcações horizontais indicando distância de segurança e cartazes contendo orientações das autoridades sanitárias.
Estas são algumas das medidas adotadas em todas as lojas do Epa Supermercados e do Mineirão Atacarejo - esforços que são especialmente bem-vindos considerando grande volume de clientes por ela atendidos: uma das maiores redes brasileiras, a DMA Distribuidora, detentora das duas bandeiras, passou da décima, em 2018, para a nona colocação no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) de 2019, que reúne as 20 maiores empresas do gênero.
"Hoje, estamos muito distribuídos por toda Minas Gerais, pelo Espírito Santo e pelo sul da Bahia. Hoje são 150 lojas, quase 15 mil funcionários e um fluxo grande clientes. Tudo isso, significa uma grande responsabilidade neste momento, que é muito novo para todos", expõe Roberto Gosende, diretor de marketing do Grupo DMA. "Nos baseamos em orientação de médicos, infectologistas, virologistas. Fugimos do achismo em nossa tomada de decisões", completa.
Mobilizou uma série de medidas nos supermercados do grupo a preocupação em preservar funcionários e clientes e em criar condições seguras para a relação entre eles. "Ao chegar na loja, a pessoa recebida por um recepcionista, que oferece a ela passar álcool em gel em suas mãos e no carrinho", menciona Gosende.
Epa higieniza seus carrinhos de compras
Além disso, todos operadores de caixa são municiados com o produto esterilizante. Em uma outra frente de ação, há extensiva sinalização sobre a distância de segurança recomendada por autoridades sanitárias, bem como orientações sobre a importância de se lavar as mãos.
Hieginização das máquinas de pagamento
Fugindo do que apregoa o senso comum, o grupo preocupa-se em estar alinhado às normativas oficiais. "Consultamos Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre o uso de luvas e de máscaras, o que não é recomendável, dado que estes equipamentos dão uma sensação de segurança improcedente", explica o diretor de marketing da DMA. "A gente vem aprendendo como toda sociedade e vem tentando melhorar sempre para que possa proteger os nossos funcionários e os nossos clientes", sinaliza.
Cartazes orientam clientes
Gerente de uma loja da rede de supermercados Epa em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de BH, André Luiz Lainha Santos garante que a política de prevenção à proliferação do novo coronavírus é rigorosa em todas unidades.
Os usuais cartazes que indicam as promoções de produtos, agora, também transmitem orientações. "Usamos como um espaço para fazer comunicados aos nossos clientes, pedindo que eles mantenham distância de segurança de pelo menos um metro entre eles", comenta. Além disso, há demarcações feitas no chão, com sinais de "X" que reforçam como a fila deve ser estruturada - mantendo o devido distanciamento.
Marcação para evitar aglomeração
A encarregada de caixa central, Lúcia Cristina, reforça que todos os funcionários recebem álcool em gel para uso no cotidiano do trabalho. Os operadores de caixa também higienizam constantemente as máquinas de cartão de crédito e débito e os balcões de atendimento. "Também pedidos que lavem as mãos sempre que possível", diz.
Lúcia pontua, por fim, que ao final das compras, é ofertado aos clientes que higienizem suas mãos com álcool em gel. "A maioria aceita e agradece", elogia.
Carrinhos limpos também no Supermercado Mineirão
Reconhecimento
O diretor de marketing do grupo, Roberto Gosende, elogia a postura séria e serena de todos os colaboradores. "Temos que lembrar que eles também têm famílias, têm suas casas e que estão lá para garantir o abastecimento dos lares", elogia.
Gosende acredita que a população está mais consciente agora, depois de um susto inicial que desencadeou uma corrida aos supermercados. "As pessoas entenderam que não haverá desabastecimento das lojas, que os produtos estarão nas prateleiras e as ofertas serão mantidas. E também compreenderam a importância de ficarem em suas casas", situa.
O diretor, por fim, pede: "Venham aos supermercados quando houver necessidade. Evitem deixar seus lares".