Lançado pelo Banco Central (BC) no dia 4 de junho, o Pix automático começa a valer nesta segunda-feira (16/6) e vai funcionar como um débito em conta, para aquelas despesas recorrentes: escola, condomínio, academias. Conforme o BC, esse tipo de pagamento não terá custos adicionais e será útil para as pessoas que não têm cartão de crédito ou para aquelas que sempre esquecem de pagar algum boleto.
Se a nova modalidade vai acabar totalmente com esses dois meios de pagamento, só o tempo dirá. Porém, especialistas já fazem suas apostas e analisam que o Pix automático pode sim fazer com que os boletos e cartões de crédito percam terreno.
José Roberto Kracochansky, CEO da Jazz Tech, avalia que, no caso dos boletos, deve haver uma "migração em massa" do pagamento em papel para o novo Pix automático. "Até porque, será um processo mais ágil de cobrança e um processo mais ágil de pagamento, com custos menores", diz.
Já Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil, afirma que o segmento dos cartões será altamente impactado. Em primeiro lugar, porque o Pix automático vai beneficiar cerca de 60% dos brasileiros de baixa renda que não têm cartão de crédito.
“O Pix automático também resolve outras dores, como os cartões expirados. Além disso, devolve ao consumidor o controle total dos seus pagamentos, inclusive com a possibilidade de cancelamento direto via app bancário, algo que o cartão de crédito ainda não oferece”, afirma Germer.
Como vai funcionar o Pix automático?
Ao autorizar as cobranças por Pix automático, o cliente deverá definir algumas regras, como o valor máximo de cada pagamento. Caso não concorde com o valor da cobrança, será possível cancelar o agendamento do pagamento até as 23h59 do dia anterior à cobrança.
- O cliente deve checar se a empresa (como sua academia ou seu serviço de streaming) oferece o Pix automático como forma de pagamento;
- Depois, será necessário autorizar o pagamento das cobranças e definir regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não linha de crédito;
- Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa enviará a cobrança ao banco do pagador;
- O banco agenda o pagamento e notifica o cliente, que pode conferir, antes do pagamento e no app da sua conta, se está tudo certo;
- No dia previsto, o banco efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização.
Caso não haja saldo suficiente na conta do cliente no momento do débito, serão feitas três tentativas de cobrança em um período de até sete dias. Durante esse prazo, o cliente será notificado das tentativas e poderá providenciar os recursos para manter o serviço ativo.