Eleições 2022

No JN, Simone Tebet faz aceno ao público feminino

Candidata à presidência pelo MDB é a última candidata das Eleições 2022 a participar da sabatina do Jornal Nacional, da Globo

Por Da Redação
Publicado em 26 de agosto de 2022 | 21:13
 
 
A candidata Simone Tebet no estúdio do 'JN' Foto: TV/Globo

A candidata à Presidência pelo MDB, Simone Tebet, acenou nesta sexta-feira (26) ao eleitorado feminino afirmando que quem governará "é a alma da mulher e o coração de mãe". Deu a declaração durante sabatina do “Jornal Nacional” 

"Se eu virar presidente, primeiro projeto que vou pautar é a igualdade salarial entre homens e mulheres", declarou.

Durante a entrevista, Tebet foi questionada sobre sua promessa de ter um ministério com paridade de gênero, mas ser de um partido cujas candidaturas são 66% masculinas.

"Isso acontece em todos os partidos", rebateu, afirmando que não é caso exclusivo do MDB. Citou um projeto de sua autoria que prevê que candidaturas de mulheres e negros beneficiem partidos.

Também mencionou outro plano ligado à pauta feminina: o que prevê vagas para mulheres nas executivas dos partidos políticos. A candidata defende que pelo menos 30% da composição seja feminina.

Tebet é a última entrevistada do "Jornal Nacional", que, desde segunda-feira (22), sabatinou os quatro melhores colocados em pesquisa divulgada pelo Datafolha no último dia 28. 

O primeiro sabatinado foi o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). O segundo,Ciro Gomes (PDT), na terça (23). Lula (PT) foi entrevistado na quinta-feira (25). Simone Tebet começou a ser sabatina às 20h55 pelo horário eleitoral gratuito.

As entrevistas foram comandadas pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, que estivem diariamente à frente da bancada.

Todos os candidatos participaram das sabatinas presencialmente nos Estúdios Globo.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.