Uma das mais engajadas personalidades da atualidade, o youtuber e empresário Felipe Neto questionou no Twitter o porquê o atacante Neymar, que reune milhões de seguidores em suas redes sociais, não se posicionou na luta contra o racismo. Na publicação, ele mostra uma sequência de publicações do atacante do Paris Saint-Germain na qual em nenhum momento o craque, apesar de ser negro, mostra-se indignado com o assassinato de George Floyd.
Vidas negras importam.
Mas nem todo mundo se importa. pic.twitter.com/5i5G8wVtvg
Há uma semana, os Estados Unidos foram tomados por uma onda de protestos contra a abordagem do policial branco Derek Chauvin, que asfixiou Floyd, um homem negro, de 46 anos, pressionando o joelho sobre o pescoço da vítima por nove minutos, apesar dele não apresentar qualquer tipo de rteação.
Desde então, personalidades e atletas mundialmente famosos aderiram ao movimento, que já fora visto em 2013 e 2014. Entre eles estão o jogador de basquete LeBron James e até mesmo o hexacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton, amigo pessoal de Neymar. O piloto, inclusive, questionou seus pares que se silenciaram a respeito do tema.
“Eu vejo aqueles de vocês que estão calados, alguns de vocês são as maiores estrelas, e ainda assim ficam calados no meio da injustiça. Não há sinal de manifestação de ninguém na minha indústria que, é claro, é o esporte dominado por brancos. Sou um dos únicos negros lá e estou sozinho. Eu pensava que agora vocês veriam o que acontece e diriam algo sobre isso, mas vocês não podem ficar ao nosso lado. Só sei que sei quem vocês são e estou vendo tudo isso”, publicou o piloto em seus stories do Instagram.