Efeméride

Design italiano é tema de palestra na Casa Fiat de Cultura

No Dia do Design Italiano no Mundo, a jornalista e curadora Chiara Alessi vai falar sobre criações que moldaram hábitos da sociedade

Qua, 20/03/19 - 03h00
Chiara Alessi fará palestra destacando histórias marcantes do design italiano na Casa Fiat de Cultura | Foto: Diego Alto / Divulgação

Ouça a notícia

O design e a indústria criativa constituem dois setores de ponta da economia e da cultura italiana, e a imagem do país europeu no exterior é frequentemente associada a eles. No Dia do Design Italiano no Mundo, a Casa Fiat de Cultura e o Consulado da Itália em Belo Horizonte propõem uma viagem pelo tempo ilustrando como o design é capaz de moldar os hábitos de uma sociedade.


Em sua terceira edição, o Dia do Design Italiano no Mundo conta com uma convidada especial. Além de professora do Politécnico de Milão, uma das mais renomadas escolas do campo do design, ensaísta, curadora e jornalista, Chiara Alessi foi nomeada pelo Ministério Italiano das Relações Exteriores a embaixadora do design do país em 2019. Hoje, a embaixadora ministra a palestra “Uma viagem pelo design italiano em dez histórias”, na Casa Fiat de Cultura.


De acordo com a especialista, a vinda para o Brasil é uma oportunidade de “explorar a grande história do design italiano do século XX. Ao contrário do que se pensa, existe um falso mito de que o design morreu nesse século, quando, na verdade, houve uma mudança de paradigma na forma de pensar o design”, analisa Chiara.


Nos anos 50, a Itália se tornou a líder mundial em design. Novos materiais – como plástico, acrílicos e borracha – passaram a ser utilizados, atribuindo uma variedade estética maior aos produtos. Com formas orgânicas, era possível aliar funcionalidade e beleza, além de transformar objetos em acessórios de moda e símbolos da modernidade. Tais criações marcaram época e continuam a inspirar diversos profissionais até os dias de hoje.


Por meio de dez histórias, Chiara vai mostrar ao público como os grandes ícones passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas e se tornaram também parte do mercado e da indústria. 
“Os últimos 30 anos serão lembrados não pelos ícones, mas sim pela criação de ecossistemas, pela praticidade que o design traz para o dia a dia das pessoas”, afirma. De acordo com Chiara, isso corresponde ao novo modelo em que não existe um monopólio de marcas.


Historicamente, o design italiano sempre se destacou no design de produtos industriais seja automobilísticos, como o Fiat 500, desenvolvido por Dante Giacosa, ou de móveis. “Hoje, o design italiano faz um esforço de caminhar para o design de materiais e serviços”, analisa. Em sua longa história, o design italiano “além de poder ser considerado um dos pioneiros, teve a feliz coincidência de unir algumas das mentes mais brilhantes, verdadeiros arquitetos da história, a empreendedores visionários que acreditavam nos projetos e os transformavam em realidade”, conta Chiara.

Essa união, segundo a especialista, foi essencial para a criação de uma história única e que poderá ser compreendida na palestra de hoje à noite.

Exposição

O Dia Mundial do Design Italiano é uma ação que se propõe a divulgar internacionalmente a excelência do design italiano e é realizado em mais de 200 cidades em todo o mundo, em parceria com embaixadas, consulados e institutos culturais. Essas ações envolvem todas as instituições públicas e privadas que representam o design italiano ao redor do mundo.


A temática desta terceira edição é dedicada à relação entre o design e o cotidiano das cidades, pensando em como ele pode propor soluções inovadoras e sustentáveis para o novo cenário urbano que se configura.


Apesar de o evento passar pela capital mineira apenas hoje, o design vai continuar servindo de temática para a Casa Fiat de Cultura ao longo de 2019. No segundo semestre, o centro cultural vai receber em uma exposição os ícones do design automotivo das décadas de 50 a 70.


Por meio do contexto histórico e artístico do período, a ideia é permitir ao visitante compreender como o design dos carros inspirou mudanças nas formas e no estilo em vários campos da sociedade, como moda, arte, cinema e até mesmo arquitetura. 

O Quê: Palestra “Uma viagem pelo design italiano em dez histórias”, com Chiara Alessi

Quando: hoje, às 19h30

Quanto: Entrada gratuita

Onde: Casa Fiat de Cultura (Circuito Liberdade – praça da Liberdade, 10, Funcionários)

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.