Mais uma

Ancine corta brasileiros em festivais internacionais

Agência suspendeu apoio financeiro para divulgar produções em 11 eventos

Por Da redação
Publicado em 17 de setembro de 2019 | 03:00
 
 
“Negrum3” foi uma das produções afetadas pela decisão divulgação

“Greta”, “Negrum3” e “Volta Seca” são alguns dos filmes brasileiros que tiveram o apoio financeiro de R$ 4.600 cortado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). A verba era destinada para produtores e diretores representarem os projetos em eventos fora do Brasil. O recurso havia sido liberado anteriormente, no fim do mês de agosto, mas a decisão foi rescindida na semana passada.

A medida atinge produtores, roteiristas e diretores que já haviam sido aprovados pelo programa Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais 2019 para 11 eventos fora do Brasil. Os participantes teriam uma verba de R$ 4.600 para cobrir as despesas de viagens para divulgar seus filmes em festivais internacionais.

A agência informou, em nota, que a decisão foi tomada pelo governo federal e o critério é exclusivamente atemporal. “A divulgação de projetos contemplados no programa não representa garantia de que eles receberão os recursos, uma vez que o próprio termo de compromisso firmando o apoio condiciona o aporte à disponibilidade orçamentária”, informou a Ancine.

Alguns produtores, por exemplo, estão com passagens já compradas e, por não contar mais com o reembolso, tentam encontrar alternativas, como vaquinhas e arrecadações virtuais.